Notícias
Escola Superior de Guerra assina Carta de Intenções com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro
A Escola Superior de Guerra (ESG) assinou uma Carta de Intenções com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (SEENEMAR-RJ), durante a (CEDEMAR), realizada nas dependências da ESG na manhã desta terça-feira, 10 de outubro.
Assinada pelo comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, e pelo secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, deputado federal Hugo Leal, a carta visa à promoção de atividades de ensino e pesquisa, com o propósito de estabelecer mecanismos de cooperação relacionados ao Decreto 48.677, que dispõe sobre a política pública para fomento da economia do mar no Estado do Rio de Janeiro e que trata também da CEDEMAR.
A Carta prevê, para 2024, a realização do “I Simpósio da Guanabara Azul & Economia do Mar” e da 2ª edição do “Tributo à Guanabara Azul – Primavera na Escola Superior de Guerra”. Outras propostas são o estímulo para que os estudos e as atividades relacionadas à energia e economia do mar, com destaque para a CEDEMAR, sejam desenvolvidos na ESG, e o incentivo à participação de representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da SEENEMAR em cursos oferecidos pela ESG, como o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e o Curso de Gestão de Recursos de Defesa.
Em suas palavras, o Almirante Kerr agradeceu a oportunidade de a ESG participar da reunião da CEDEMAR e ressaltou a importância da assinatura da Carta de Intenções.
“Essa carta de intenções vai formalizar a parceria entre a Escola Superior de Guerra e a SEENEMAR. Coloco nossa estrutura e corpo docente à disposição para que as atividades de estudo e pesquisa desenvolvidas por vocês já possam trazer frutos para o Estado do Rio de Janeiro e para a economia do mar, de forma sustentável e equilibrada para o desenvolvimento do país”.
Prestigiaram a solenidade o coordenador para Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e antigo comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, o presidente do Conselho da Fundação de Estudos do Mar, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, dentre outras autoridades civis e militares.
Fonte: ESG, texto CT (T) Fernanda
Fotos: SD Santana Brito