Notícias
Discentes do Curso de Estado-Maior da Escola Superior de Guerra da Colômbia realizam visita geoestratégica à ESG
A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu, na manhã do dia 29 de maio, a visita de discentes do Curso de Estado-Maior da Escola Superior de Guerra “Gebreal Rafael Reyes Prieto”, da Colômbia. O Subcomandante do instituto de altos estudos colombiano, Contra-Almirante Omar Yesid Moreno Oliveros, e comitiva foram recepcionados por integrantes da ESG na Fortaleza de São João, na Urca, e participaram de uma visita guiada pelo local onde, em 1565, Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro.
Durante a programação, os militares colombianos assistiram a uma palestra proferida pelo assessor de Relações Institucionais da ESG, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, que traçou uma linha do tempo da Escola desde seus primórdios até os dias atuais. O palestrante também abordou a missão, a visão e os projetos futuros da Escola, deu exemplos de personalidades diplomadas pela ESG, como os ex-presidentes Ernesto Geisel, Ranieri Mazzilli, Castelo Branco, Tancredo Neves e João Figueiredo, além de mencionar trabalhos de pesquisa produzidos na Escola.
O Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, agradeceu a presença da comitiva e enfatizou a importância desta contínua troca de experiência e conhecimento entre as instituições, colocando-se à disposição para novas oportunidades de intercâmbio entre os institutos de altos estudos.
A ESG foi uma das instituições brasileiras visitadas pelas comitiva colombiana, que também percorreu as cidades de São José dos Campos (SP) e Brasilia (DF). A visita geoestratégica do Curso de Estado-Maior da Escola Superior de Guerra da Colômbia teve como objetivo estreitar os laços de cooperação entre os países amigos e favorecer o intercâmbio de conhecimento entre as escolas.
Fonte: ESG, texto CT (T) Fernanda
Fotos: Estagiário Caio Graco