Notícias
Data Magna da Marinha é celebrada na Escola Superior de Guerra
Os 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, comemorada em 11 de junho, foram lembrados pela Escola Superior de Guerra (ESG), nesta quarta-feira (7), em cerimônia realizada na Fortaleza de São João (FSJ), na Urca. Mantendo as tradições navais, foi realizado o hasteamento da Bandeira ao som do Hino Nacional, com a participação da advogada Eliane Oliveira Almeida, estagiária do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE). Relembrando a histórica participação do Brasil na Batalha Naval do Riachuelo, foram içados os Sinais de Barroso: “O Brasil espera que cada um cumpra seu dever” e “Sustentar o Fogo que a Vitória é nossa”.
A solenidade também marcou a imposição da Medalha Mérito Militar a oficiais e praças por decênios de bons serviços prestados à Marinha do Brasil (MB). Na ocasião, quatro militares receberam a medalha militar de ouro, por 30 anos de serviço prestado à MB, e dois foram agraciados com a medalha de prata, por 20 anos de efetivo serviço.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, que parabenizou os militares agraciados e relembrou a significativa data de 11 de junho de 1865, mencionando heróis do passado que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, como o Guarda-Marinha Greenhalgh, o Imperial Marinheiro Marcílio Dias, o Almirante Barroso e o Primeiro-Tenente Antônio Luís, mais tarde conhecido como Barão de Teffé. “Cultuando as tradições da nossa Marinha do passado, podemos manter acesa a chama do patriotismo e, mais do que isso, relembrar que nossas Forças Armadas precisam estar em permanente estado de prontidão para defender a nossa Pátria”.
Também participaram da solenidade o Subcomandante da ESG, General de Brigada Himario Brandão Trinas, outros oficiais-generais da Escola, militares das três Forças, civis, estagiários do CAEPE e do Curso de Estado-Maior Conjunto e alunos da Escola Municipal Estácio de Sá, situada na FSJ.
A programação alusiva ao Dia da Marinha também contou com exposição de materiais de emprego militar e atividades interativas oferecidas por Organizações Militares da MB, que montaram estandes no evento. Um passeio de viatura “PIRANHA” foi oferecido aos participantes, entre eles os 23 alunos do 4º ano da Escola Municipal Estácio de Sá, acompanhados da professora Monica Milioni.
Batalha Naval do Riachuelo - A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no novo mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).
Fonte: ESG/Texto CT (T) Fernanda
Fotos: SD Santana Brito