Notícias
Alunos do Programa de Pós-graduação da ESG visitam o PROSUB
PPGSID visita complexo Naval de Itaguaí
No dia 12 de abril, alunos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil, localizado no Complexo Naval de Itaguaí.
A comitiva da ESG foi recebida na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), onde participaram de uma palestra sobre o PROSUB, ministrada pelo gestor da Marinha do Brasil na UFEM e no Estaleiro de Construção (ESC), o Capitão de Mar e Guerra Moniz Aragão.
Em seguida, o grupo realizou visita guiada nas instalações da UFEM e do ESC, na qual conheceram mais sobre as construções do Complexo Naval de Itaguaí que conta, atualmente, com um complexo de infraestrutura industrial e um de apoio à operação dos submarinos, englobando os estaleiros, a Base Naval e a UFEM.
Ao conhecerem o submarino Riachuelo na sua fase final para entrega e acompanharem o processo de construção dos submarinos Humaitá e Tonelero, os alunos puderam visualizar na prática os frutos da cooperação internacional e da diplomacia brasileira, além do fundamental fomento à Base Industrial de Defesa e da Ciência e Tecnologia nacionais.
“O Capitão de Mar e Guerra Moniz Aragão nos presentou com uma admirável palestra que nos introduziu ao importante tema da soberania e defesa do nosso país. Um conteúdo enriquecedor que nos ajudará em nossas formações, estudos e futuras pesquisas”, observou Laryssa Lopes de Oliveira Barbosa, aluna do PPGSID.
Aluna do PPGSID, Laryssa Lopes, integrante da comitiva da ESG
O PROSUB
O PROSUB foi iniciado em 2008, a partir de um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França. O programa é responsável pela produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes, além da fabricação do primeiro submarino da América Latina com propulsão nuclear.
Texto: ESG, por Ten Isabela Costa
Fotos: arquivo PPGSID