Notícias
ESG forma 346 discentes em seu Programa de Extensão Cultural
A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, na última quarta-feira, 13 de novembro, a solenidade de formatura da quinta turma do Programa de Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra (PECESG), que obteve o número recorde de 346 diplomados.
O PECESG é, tradicionalmente, o curso com o maior número de participantes da Escola, e o único em formato híbrido, presencial e a distância, permitindo a integração de estagiários de diversos estados do Brasil, e até do exterior.
É, também, o curso com a maior proporção de civis e de jovens, diversidade essa que, segundo o comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, ficou evidenciada na turma 2024, batizada “ESG, 75 anos”, em homenagem ao aniversário da Escola, celebrado em agosto.
“Formamos ‘embaixadores’ da ESG, responsáveis por torná-la mais conhecida em seus diversos níveis de atuação, possibilitando a difusão de conhecimentos sobre Defesa, Segurança, Desenvolvimento, Geopolítica e outros temas. Reunimos este ano homens e mulheres, civis e militares, estudantes e profissionais liberais, servidores públicos e aposentados, dos 15 aos 91 anos. Agora diplomados pela ESG, juntam-se aos integrantes do nosso Corpo Permanente e a milhares de outros diplomados na difusão da mentalidade de defesa e de pensar o futuro do Brasil”, destacou.
O PECESG – O Programa de Extensão Cultural da ESG tem como objetivo propiciar aos participantes um programa de atividades para conhecimento e estudo de temas atuais, visando à troca de experiências, à aproximação do público com a ESG e ao estreitamento dos laços com instituições parceiras. Ao longo de quatro meses, os estagiários participaram de palestras e conferências com temas ligados a Defesa, Diplomacia, Desenvolvimento Global, Economia, Geopolítica, História e Cultura, Meio Ambiente e Agronegócio, Política e Segurança Pública, além de visitas externas e outras apresentações de caráter cultural, social e informativo. Devido ao aumento da procura, o Programa estreou, em 2023, a modalidade de Ensino a Distância, com aulas transmitidas em tempo real.