Notícias
ESD promove Painel com ex-Comandantes e relembra história da instituição
Encerrando as comemorações do primeiro ano de criação da Escola Superior de Defesa (ESD), dois ex-Comandantes da Escola Superior de Guerra (ESG) e os ex-Comandantes do Campus Brasília da ESG participaram, nesta quinta-feira (10/11), de um Painel com o tema: “Escola Superior de Defesa - a história na perspectiva daqueles que nos antecederam”. Ao relembrar os desafios e momentos mais marcantes, os ex-Comandantes, que precederam a criação da ESD, em Brasília, abordaram os desafios e experiências vividas na instalação da nova Escola na Capital Federal.
O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, realizou a abertura do evento. Ele falou do projeto de vinda da estrutura da ESG para Brasília, da sua transferência para o Jardim Botânico e da criação da ESD. “Durante várias décadas, acalentamos o sonho de termos, na Capital Federal, uma escola voltada para a difusão do pensamento de Defesa, com foco, também, no Desenvolvimento e na Segurança. Um dos desafios, como primeiro comandante da ESD, foi entender este passado, ou seja, conhecer os passos dados que conduziram à criação desta Escola. Hoje, reunimos memórias e experiências dos ex-Comandantes, para que possamos consolidar esse conhecimento para as gerações futuras”, disse.
De forma remota, o Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva iniciou a sequência de apresentações, seguido do Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, do General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes e do General de Divisão Carlos André Alcântara Leite. Posteriormente, de forma presencial, o Brigadeiro do Ar Delano Teixeira Menezes e o General de Brigada Wilson Mendes Lauria expuseram suas memórias e os desafios enfrentados enquanto comandantes.
O Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, a quem a ESD está subordinada, e ex-Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, encerrou as apresentações com um balanço. “Estamos diante da história e ninguém melhor do que os ex-Comandantes, que ergueram os pilares desta instituição, para Nos trazer essas experiências tão importantes. As pessoas passam, mas as memórias devem ser preservadas”, disse o Tenente-Brigadeiro Lourenço.
Homenagens
Também, no contexto das comemorações do primeiro ano de criação da Escola Superior de Defesa, duas personalidades, com passagens marcantes pela ESG, foram homenageadas: o Professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck (1943-2021) e a Professora Therezinha de Castro (1930-2000), escolhida, também, como patronesse da ESD. Seus nomes foram perpetuados no auditório e na biblioteca da ESD, respectivamente. O descerramento das placas contou com as presenças de familiares e amigos, que representaram os homenageados, além do Corpo Permanente da Escola e autoridades convidadas.
Gustavo Heck foi professor e coordenador de cursos ligados às áreas de Planejamento Estratégico, Segurança e Defesa e Relações Internacionais em diversas universidades, além de ser palestrante e autor de livros e de artigos. Em 2015, foi empossado Presidente Nacional da Associação dos Diplomados da ESG (ADESG).
Therezinha de Castro foi historiadora, geógrafa, pesquisadora, escritora e professora. Ela foi conferencista de diversas instituições, incluindo a ESG e as delegacias da ADESG em todo o país. É uma das personalidades brasileiras de maior expressão no campo da geopolítica do século XX, juntamente com Golbery do Couto e Silva e Carlos de Meira Mattos. Como autoridade reconhecida nacional e internacionalmente em Geopolítica, sustentou, com o trabalho intitulado “Antártica – Teoria da Defrontação”, a importância estratégica da presença do Brasil no continente gelado. Defendeu, ainda, em vários trabalhos, a importância estratégica do Atlântico Sul, para o nosso país.