- Foto: Soldado Neiva / ESD
O Professor Doutor Kaoru Iokibe, da Universidade de Tóquio, Japão, ministrou uma palestra ao Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE 2024) nesta terça-feira (14/05), na Escola Superior de Defesa (ESD). O tema da exposição foi a Experiência do Japão na área da Segurança e Política.
- Foto: Soldado Neiva / ESD
O evento contou com a participação da Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins; do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil Teiji Hayashi; do Coronel do Exército Hiroyuki Fujita, Adido de Defesa do Japão; e do Senhor Issei Aoki, Representante Sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
- Foto: Soldado Neiva / ESD
“Como parte de sua identidade estratégica, a ESD visa a ser um centro de excelência acadêmica reconhecido nacional e internacionalmente. Por isso, a participação do Professor Iokibe enriquece sobremaneira o nosso ambiente acadêmico”, frisou a Major-Brigadeiro Carla, em seu discurso de boas-vindas.
- Foto: Soldado Neiva / ESD
Após a palestra, o Major Nicanor Komata, da Polícia Militar de São Paulo e aluno do CSIE, agradeceu pela oportunidade de aprendizado e resumiu o que foi discutido no evento. “Aprendemos muito. Durante a sua exposição, o Professor Iokibe abordou que o Japão tem investido na economia e na democracia, porém, se defronta no momento com novos desafios e ameaças provenientes da conformação geográfica que está inserido próximo da China e da Coreia do Norte, o que promove a retomada da importância da agenda da Segurança. Com isso, houve a reafirmação da Aliança entre EUA e Japão e a busca por novas cooperações, entre as quais a cooperação com o Brasil”, destacou.
- Foto: Soldado Neiva / ESD
Na ocasião, a comitiva conheceu, ainda, as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da ESD e visitou a Biblioteca Therezinha de Castro, entre outras dependências da Escola.
- Foto: Soldado Neiva / ESD
A atividade foi resultado de uma visita institucional da Comandante e Reitora da ESD à Embaixada do Japão em Brasília, em abril, a fim de debater a possibilidade de firmar parcerias entre instituições japonesas e a ESD.
- Foto: Soldado Neiva / ESD
CULTURA
Somente no Distrito Federal, a população nipo-brasileira gira em torno de 70 mil pessoas. Com isso, eventos relacionados à cultura japonesa são realizados anualmente em Brasília e organizados pela Embaixada do Japão. Para aproximar as crianças destas tradições, uma das pautas foi a possibilidade de incluir as turmas do Programa Forças do Esporte (PROFESP-ESD) para participarem da programação cultural japonesa.