Notícias
PROFESP celebra três anos de existência na ESD
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) completou, em 16 de agosto, seu terceiro ano de existência na Escola Superior de Defesa (ESD). Para celebrar o aniversário, foi realizada uma cerimônia alusiva à data, nesta quinta-feira (12/09), no auditório Gustavo Heck, na ESD. Durante o evento, os alunos fizeram apresentações musicais e recitaram um cordel criado pela turma.
O PROFESP tem como objetivo promover a inclusão social, cultural e intelectual de crianças e adolescentes, por meio do acesso à prática de atividades esportivas, físicas, educacionais e lúdicas. Atualmente o programa contempla duzentos e sessenta estudantes, matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e já beneficiou mais de 400 crianças e adolescentes das escolas Classe Alto Interlagos e Darcy Ribeiro nestes três anos de existência.
A Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, disse que os indicativos do PROFESP ao longo do ano mostram que o Programa está trilhando o caminho correto. "Sinto-me honrada em participar deste momento, pois presencio o quanto a soma de esforços de pessoas comprometidas tem gerado benefícios tangíveis para os estudantes da Escola Classe Alto Interlagos e do Centro Educacional Darcy Ribeiro", ressaltou.
No ano de 2023, foi implementado o projeto de musicalização para os alunos. A atividade tem como objetivo proporcionar experiências sensorias e cognitivas que venham a contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. O projeto é coordenado pelo Suboficial Fuzileiro Naval Músico Paulo Soares e apoiado, voluntariamente, pelos professores Paulo André, Kiko Fagundes e 1º Sargento Barcy e atende os alunos com aulas de flauta, violão e percussão.
A aluna Amanda Pereira, do 6º ano do Centro Educacional Darcy Ribeiro, fez um discurso em nome da turma, que foi interpretado em Libras por Amanda Teixeira, também do 6º ano. "Quando nos juntamos ao PROFESP, não sabíamos exatamente o que esperar, mas ao longo desses três anos, descobrimos que ser aluno deste Programa significa muito mais do que praticar esportes. É como ser parte de uma grande família. Juntos, aprendemos valores essenciais que levaremos conosco para sempre como disciplina, respeito e trabalho em equipe", concluiu.
Já os alunos da Escola Classe Alto Interlagos, representados por Débora Luiza Nascimento e Pietro Batista dos Santos, recitara m um cordel: "O PROFESP é muito legal. Nele a gente aprende o Hino Nacional. Temos jogos de matemática e simulado de informática. Na educação física, jogamos futebol, tênis, queimada e voleibol. A natação é pura diversão. Aqui tem competição e cooperação", declamaram.
Sobre o PROFESP
O Programa Forças no Esporte foi criado no ano de 2003 por iniciativa do Ministério da Defesa que, em parceria com o então Ministério do Esporte, idealizou a possibilidade de promoção da inclusão social em área de vulnerabilidade para atender crianças no contraturno escolar nas unidades militares das Forças Armadas.
Na ESD, o Programa teve início no dia 16 de agosto de 2021, através do termo de cooperação nº 01/2021 entre a então Escola Superior de Guerra e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. As atividades tiveram início com a Escola Classe Alto Interlagos, no ano de 2021. Posteriormente, o Centro Educacional Darcy Ribeiro foi incorporado ao Programa no primeiro semestre de 2022.