Notícias
Ministro Almir Lima Nascimento profere palestra para o Curso de Geopolítica e Defesa sobre planejamento estratégico
Os alunos do Curso de Geopolítica e Defesa (CGOD), da Escola Superior de Defesa (ESD), prestigiaram uma palestra ministrada pelo Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Ministro Almir Lima Nascimento. A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30/10/2024, e teve como tema "Da inserção internacional à formulação e implementação de um planejamento estratégico de Estado e de uma Grande Estratégia: desafio da execução das Políticas Públicas e o caso brasileiro”.
As boas-vindas ao palestrante foram dadas pelo Diplomata de Ligação entre a ESD e o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Embaixador George Torquato Firmeza. "É uma honra ter o Ministro aqui hoje para essa troca de ideias de um tema que tem uma relevância extraordinária. Agradeço a presença com a certeza de que o debate será de grande valia para todos nós", destacou.
A palestra foi estruturada em quatro partes e possibilitou uma visão abrangente sobre a complexidade do planejamento estratégico no contexto brasileiro e também internacional. Dentre os temas abordados estiveram: a conjuntura internacional e os cenários da inserção brasileira; o papel crescente do Estado; um breve histórico do planejamento do Brasil; e o planejamento em outros países.
O Ministro concluiu que "erros de estratégia muitas vezes decorrem de erros na execução", disse. A execução, segundo conceito extraído do livro Execução de Larry Bossidy e Ram Charam, é um conjunto de comportamentos, técnicas e decisões que será preciso administrar em um mundo em rede, veloz e complexo.
A palestra estimulou o debate entre os alunos, que tiveram a oportunidade de refletir sobre a complexidade do planejamento estratégico de Estado e a importância de uma abordagem integrada nas políticas públicas. O Ministro Almir encerrou a apresentação com uma frase do estrategista militar Carl Von Clausewitz "Tudo em estratégia é muito simples, mas isso não significa que tudo seja fácil".