Notícias
ESD sedia Simpósio que marca os 40 anos da mulher militar na FAB
Para celebrar os 40 anos de ingresso de mulheres militares, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 1º de setembro, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), o Simpósio “Mulheres que Inspiram”, como forma de enaltecer a representatividade feminina na Instituição.
O evento trouxe experiências de algumas mulheres de farda, além de outras que conquistaram espaços de destaque em suas áreas profissionais. Entre as palestrantes, participaram a Vice-Procuradora-Geral Lindôra Maria Araújo, a Ministra do Superior Tribunal Militar Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, além de militares pioneiras em diversas funções da Força.
O ingresso das mulheres na Força Aérea, como parte do efetivo, ocorreu a partir dos anos 80. Na ocasião, viu-se a necessidade de ampliar o contingente e, por isso, foram realizados estudos para a inclusão da mulher como militar, que foi concretizado com a primeira turma do sexo feminino da FAB, em 1982.
Em 1995, o então Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra, deu início aos trâmites para que as mulheres pudessem, pela primeira vez, ser Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA). Em 1996, ingressaram as primeiras Cadetes Intendentes na AFA, que atingiram o posto de Coronel em agosto de 2017.
O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, acompanhou a cerimônia e parabenizou a FAB pela data. “É uma honra podermos contribuir, sediando a realização desse significativo evento”, disse.