- .
Foi realizado, na terça-feira (22/10), na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília-DF, o Workshop “Sistema Astros 2020: implicações políticas e legais da proliferação de mísseis para o desenvolvimento e emprego do Sistema Astros e para a transformação militar do Exército Brasileiro”. A finalidade foi debater criticamente as implicações para o Brasil do emprego de mísseis nos conflitos contemporâneos.
- .
O Workshop foi organizado no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD), uma parceria entre o Ministério da Defesa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com vistas à indução temporária de áreas estratégicas, considerando as prioridades da política brasileira de ciência e tecnologia.
- .
Participaram do evento professores, pesquisadores, servidores, militares e representantes do setor privado. A abertura do Workshop foi feita pelo Chefe de Divisão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da Escola Superior de Defesa (ESD), General de Brigada R1 Marcelo Gurgel do Amaral Silva, e pelo Coordenador-Geral do Projeto de Pesquisas sobre o Astros 2020, Prof. Dr. Alcides Costa Vaz, da Universidade de Brasília (UnB).
- .
Além disso, contribuíram também para a discussão, entre outros participantes, o Subchefe de Política e Estratégia do Ministério da Defesa, General de Brigada William Koji Kamei; o Comandante de Artilharia do Exército do Forte Santa Bárbara, General de Brigada Erb Lyra Leal; o Brigadeiro do Ar R1 Rodrigo Gibin Duarte, Chefe da Assessoria de Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa; o Assessor Especial da Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Brigada R1 Miriano Valdoni Eder; o Gerente do Programa Estratégico do Exército ASTROS, o General de Brigada R1 José Júlio Dias Barreto; a Chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Conselheira Maria Cecília Barcelos Cavalcante Vieira; o Gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Coronel Geraldo Branco; o Coordenador-geral de Tecnologias Estratégicas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jean Robert Batana Pires Ferreira; o Prof. Dr. Juliano da Silva Cortinhas (UnB); o Prof. Dr. Peterson Silva (ESD/UNIFA); o Prof. Dr. Ronaldo Gomes Carmona (ESG); o Prof. Dr. Carlos Eduardo Valle Rosa (UNIFA); o gerente do Departamento de Defesa, Segurança e Alimentos (DDSA) da William Rospendowski da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e as pesquisadoras de Iniciação Científica, Anna Luiza Fagundes Nelson Resende e Giulia Matos de Miranda (IREL/UNB).