Notícias
ESD participa do 1º Exercício Binacional Integração
A Escola Superior de Defesa (ESD), representada pelo Diretor do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências da ESD, Capitão de Fragata (RM1) Thiago Figueiredo, participa do Primeiro Exercício Binacional Integração (1º EBI 2023). O Exercício é realizado em Porto Alegre (RS), no período de 27 de novembro a 1º de dezembro.
A atividade é uma iniciativa do Ministério da Defesa (MD) em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão central do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).
O evento reúne mais de 130 participantes das Forças Armadas brasileiras e argentinas e dos órgãos integrantes do Sinpdec. O objetivo é contribuir para o estabelecimento de acordos bilaterais, a atualização doutrinária, a capacitação de pessoal, o desenvolvimento da infraestrutura de coordenação e o aperfeiçoamento da integração entre as instituições nas atividades de apoio à proteção e defesa civil e assistência humanitária internacional.
O Primeiro Exercício Binacional Integração visa, ainda, estimular a cooperação e integração entre o MD, as Forças Armadas e as agências do Sinpdec, bem como com os órgãos que atuam nos mecanismos inter-regionais de Ajuda Humanitária Internacional.
As atividades são conduzidas na modalidade Exercício de Mesa, com cenários simulados de desastres de grandes proporções, apresentando riscos típicos da região Sul do Brasil, em graus crescentes de complexidade, que conduzam à decretação da situação de emergência e do estado de calamidade pública, a partir de um evento inicial de ciclone extratropical, associado a chuvas intensas, fortes ventos e quedas de granizo.
Em 2024, está previsto um exercício prático do lado brasileiro da fronteira Brasil-Argentina, cuja área focal engloba as cidades gaúchas de Santiago, São Borja, Itaqui e Uruguaiana.