Notícias
ESD assina Acordo de Cooperação Técnica com a Escola Nacional de Magistratura
A Escola Superior de Defesa (ESD) assinou, nesta quarta-feira (13/12), em Brasília (DF), um Acordo de Cooperação Técnica com a Escola Nacional de Magistratura (ENM), instituição que possui 71 anos de atuação no direito, magistratura e ensino, vinculada à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), considerada a escola da maior entidade de classe da magistratura do mundo.
O Acordo visa a promover cooperação e intercâmbio técnico, acadêmico e científico em áreas de interesse comum. Com isso, as duas Escolas buscam envolver especialmente iniciativas educacionais em âmbito federal, distrital e estaduais. No caso, com foco no campo das ciências jurídicas, fomento e realização de pesquisas e publicações inerentes às diversas áreas do conhecimento úteis ao desenvolvimento dos serviços militares e jurisdicionais no Brasil.
A cooperação entre as duas Escolas poderá ser desenvolvida em diversas atividades, como na implementação e apoio mútuo em assessorias, consultorias, cursos, seminários e outros; no intercâmbio de estudos, literatura especializada e publicações; na organização de eventos sobre temas relacionados às atividades das duas instituições; no apoio de especialistas para a realização de estudos e pesquisas sobre temas de interesse mútuo, dentre tantas outras possibilidades.
O Vice-Diretor Presidente da EMB, Desembargador Caetano Levi Lopes, destacou que a Escola Superior de Defesa tem uma ampla visão sobre a necessidade de trabalhos em parceria. “Esta cooperação será muito importante pela troca de conhecimentos, de experiências e de atividades que possam interessar as duas escolas. Então, estamos com uma expectativa de que esse acordo será muito precípuo”, acrescentou.
Sobre a Escola Nacional de Magistratura
Com 71 anos de história, a Escola Nacional da Magistratura (ENM) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) oferece cursos de especialização e aperfeiçoamento cultural, jurídico e humanístico no Brasil e no exterior para magistrados.
Além da capacitação exclusiva para associados à AMB, por meio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em 2020, a ENM inicia sua atuação digital no Brasil com o lançamento da plataforma de cursos na modalidade a distância para toda a comunidade jurídica.
Com cerca de 50 mil certificados emitidos ao longo da história, a ENM é uma entidade que busca o aprimoramento da formação e aperfeiçoamento de magistrados. Para isso, desempenha o papel de orientadora da atuação das demais Escolas da Magistratura no país.