Notícias
Escola Superior de Defesa recebe Diretores de Colégio de Defesa Ibero-Americanos
A Escola Superior de Defesa (ESD) recebeu, nesta quinta-feira (1ºSET), integrantes da 23ª Conferência dos Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (CDCDIA 2022). Representantes do Peru, Portugal, Uruguai, Guatemala, México, Equador e Espanha estiveram presentes na ocasião, além de instituições como o Colégio Interamericano de Defesa (CID) e do William J. Perry Center (EUA). A comitiva foi recepcionada pelo Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.
A atividade ocorreu em duas ocasiões: no período da manhã, os participantes do CDCDIA visitaram as instalações da ESD (auditório, biblioteca, sala de conferências, alojamentos e área esportiva). Além disso, assistiram a uma apresentação ministrada pelo Comandante da Escola sobre a criação da ESD, os cursos realizados e sobre o trabalho desenvolvido na instituição.
Conforme o diretor do CID, Major General James Taylor, foi uma excelente visita. "Ter uma escola dedicada ao estudo da defesa é de grande valia para todos nós. A relação civil-militar e a estreita colaboração entre forças de segurança são essenciais para enfrentarmos os problemas dos nossos países", disse.
Durante a tarde, foi realizado um City Tour em pontos de interesse para o grupo em Brasília: Praça dos Três Poderes e Palácio do Itamaraty, onde prestigiaram a exposição comemorativa aos 200 anos da Independência "Um coração ardoso - a vida e o legado de Dom Pedro I".
O Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Brigada Himario Brandão Trinas agradeceu a oportunidade de engrandecer os conhecimentos dos participantes da conferência. "Apesar de ser uma visita rápida, a ESD conseguiu aproveitar o tempo e proporcionar uma imagem muito boa da Capital Federal e do que Brasília representa para o nosso país", completou.
Sobre a 23ª CDCDIA
A Conferência dos Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (CDCDIA) é um arranjo inter-regional que envolve países da Europa e das Américas, visando a aproximação entre estabelecimentos de ensino dedicados ao tema da Defesa Nacional.
A CDCDIA apresenta-se como um fórum de integração acadêmica na área de defesa. Está inserida no contexto diplomático das Conferências Ibero-Americanas que reúne os chefes de Estado e de Governo de tais países. O fórum surgiu a partir da constatação de que há uma identidade cultural entre os países americanos de Língua Espanhola e Portuguesa e os europeus da Península Ibérica.
Por 1º Ten Nádia Fontes
Fotos: 3º Sgt Da Rocha e Cabo L. Carvalho