Notícias
Escola Superior de Defesa é agraciada pela FAB com a Ordem do Mérito Aeronáutico
Com sobrevoos de aeronaves, presença de autoridades civis e militares, dentre as quais o Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, foi realizada, nesta sexta-feira (21), na Base Aérea de Brasília, a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).
A Escola Superior de Defesa (ESD), representada pelo seu Comandante, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, foi agraciada com a honrosa comenda. Além da Escola, o Coronel (R1) Carlos Chagas dos Santos, componente do Departamento Acadêmico da ESD, também foi condecorado.
A OMA é a mais alta distinção honorífica do Comando da Aeronáutica. Essa foi a primeira condecoração criada na Força Aérea, em 1943, semelhante à Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil (MB), e à Ordem do Mérito Militar, do Exército Brasileiro (EB) e se destina a premiar os militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer assinalados serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras e, ainda, por Organizações Militares e Instituições Civis, nacionais ou estrangeiras.
Data Comemorativa
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.