Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, proferiu a palestra "Desafios da Marinha do Brasil para as Próximas Décadas", no auditório Professor Gustavo Heck, da Escola Superior de Defesa (ESD), nesta terça-feira (27/08/2024). A atividade fez parte do 3º Ciclo Anual de Palestras (CAP) e contou com a presença de aproximadamente 300 militares e civis provenientes do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) e do Curso Superior de Defesa (CSD), que realiza uma série de seminários na ESD ao longo desta semana, além de convidados.
O Almirante de Esquadra Olsen foi recebido pela Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. Em suas palavras de boas-vindas, ela destacou a importância e o elevado nível técnico e intelectual do evento. "A distinta presença do senhor enriquece sobremaneira o ambiente acadêmico, enobrece o diálogo e atualiza o panorama do trinômio segurança, desenvolvimento e defesa, capacitando pessoas, a fim de construir uma mentalidade de defesa junto à sociedade brasileira", disse.
Dentre os tópicos abordados pelo Comandante da Marinha, estiveram a importância do mar no destino das nações; o panorama do comércio marítimo mundial, a Política e a Estratégia Nacional de Defesa. Segundo ele, a atuação do Poder Naval está em quatro vertentes: a Defesa Naval, a Segurança Marítima, a Diplomacia Naval e o Apoio às ações do Estado. "O Brasil é inviável sem o uso do mar. Com todas as suas características, o país está atrelado ao uso do mar. “O que justifica o dimensionamento do Poder Naval são os seus ativos marítimos e os interesses do Estado", destacou. Ainda, segundo ele, além da questão comercial, o que temos no mar é condição básica para a subsistência de qualquer nação. "Temos energia e alimento e o Poder Naval existe para proteger esses recursos. A ameaça relevante ao Estado Brasileiro, essencialmente, virá por mar", complementou.
Com relação aos orçamentos, o Comandante da Marinha explicou que há um desequilíbrio presente nos últimos anos. “Menos meios navais X aumento da área de jurisdição”, por isso a importância de manter e até aumentar os orçamentos das Forças Armadas. O Almirante de Esquadra Olsen finalizou dizendo que "o maior patrimônio de qualquer instituição é o seu pessoal" e encerrou com a apresentação de um vídeo que mostra a importância dos marinheiros para a Marinha do Brasil.
A palestra contou com as presenças do Diplomata de Ligação entre a ESD e o Ministério de Relações Exteriores, Embaixador George Torquato Firmeza; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; e do Chefe de Educação e Cultura do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior.