Notícias
CLED realiza o Exercício Acadêmico ARCOS
A Escola Superior de Defesa (ESD) deu início, na segunda-feira, 30 de outubro, ao Exercício Acadêmico ARCOS, uma das últimas etapas do Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED). A atividade segue até o dia 1º de novembro e foi modelada com base em um cenário hipotético de crise internacional de representação simplificada da realidade. O Exercício ARCOS foi concebido como recurso pedagógico e contribui para que o objetivo geral do curso seja atingido: Desenvolver competências para atuação nos níveis gerenciais da Logística Estratégica no Brasil e assessoramento nos assuntos relativos à Mobilização Nacional.
O cenário simulado tem como situação geral um quadro de crise internacional, envolvendo países limítrofes, situados em região de densa e gigantesca floresta tropical. A escalada da crise motiva a decretação de Mobilização Nacional em um dos países conflitantes. A entrega final do exercício será um repertório de ações estratégicas para cinco subsistemas setoriais do Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) a serem propostas pelos alunos para as fases de Preparo e de Execução, para atendimento ou mitigação de carências.
Neste ano, a novidade foi a presença de integrantes do Corpo Permanente da ESD e de Egressos do CLMN 2022, convidados para atuarem como Tutores do Exercício e acompanharem os trabalhos dos alunos, além de avaliarem a qualidade das propostas. “A presença de alunos de edições anteriores de cursos é uma oportunidade para o fortalecimento dos vínculos que devem ser mantidos entre a ESD e as gerações de discentes que compartilharam conhecimentos e agora retornam à Escola para contribuir na formação de novas turmas”, destacou o diretor do CLED, Cel R1 Luiz Jorge Tavares Cruz.
O Exercício Arcos compreende três movimentos: primeiramente, os alunos do CLED foram organizados em grupos de cinco integrantes, cada um deles representa um subsistema setorial de mobilização. Assim, cada aluno representante de subsistema foi estimulado a propor ações estratégicas, nas fases de Preparo e Emprego, para solução ou redução das carências; em um segundo momento, os alunos foram reagrupados em cinco comitês. Nessa fase, os Comitês depuraram as propostas, eliminaram redundâncias, ajustaram e aperfeiçoaram as ações estratégicas; por fim, no dia 1º de novembro, ocorre a apresentação plenária dos comitês, com as propostas de ações estratégicas que serão formalizadas em um texto para a entrega final do trabalho para avaliação.