Notícias
Alunos do CAED visitam estruturas estratégicas no norte do País
Os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), da Escola Superior de Defesa (ESD), visitaram, no período de 15 a 19 de agosto, instituições que detêm algumas das mais importantes estruturas estratégicas na região norte do país, além de serem recebido pelos Comandantes das Forças Armadas representantes na região. A atividade faz parte dos Estudos Interdisciplinares de Campo do Curso.
Uma das visitas institucionais foi ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Na ocasião, o Diretor da Unidade, pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal, apresentou aos alunos um histórico do Centro, suas instalações e também falou das operações e dos lançamentos de artefatos e foguetes que já totalizam mais de 500. Os alunos ainda conheceram o Centro de Controle e a Torre Móvel de Integração (TMI).
Já em Belém (PA), o grupo conheceu a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), instituição da FAB que construiu mais de 170 pistas aeroportuárias na região, levando integração, desenvolvimento e ampliando a capacidade de defesa daquela importante região do país.
Em outro momento, os alunos visitaram o Museu Paraense Emílio Goeldi, também em Belém, espaço que existe há 156 anos e desenvolve conhecimento científico para conservação da Amazônia. O Museu é o segundo maior de história natural do Brasil e foi criado em 1866 como Associação Philomática e, em 1894, passou a ter os moldes dos museus europeus. Atualmente, a instituição é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O grupo também realizou estudos na Companhia Especial de Fronteira (CEF) de Clevelândia do Norte, do Exército Brasileiro (EB), em Oiapoque (AP). A companhia é a tropa que, de forma permanente, guarnece e patrulha a fronteira Brasil-Guiana Francesa, atuando no combate aos crimes ambientais e transfronteiriços. Na ocasião, o grupo recebeu informações sobre sobrevivência na selva, com demonstração de armadilhas de caça, equipamentos individuais e aprestamento.
Também integrou a agenda dos alunos a visita ao Navio Auxiliar Pará, embarcação da Marinha do Brasil, que tem multifunção de apoio à região amazônica. O navio é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e cumpre tarefas como condução de ações de Patrulha Naval, Operações Ribeirinhas, Ações Cívico-Sociais e Apoio Logístico Móvel.
A comitiva também visitou o Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA), em Belém (PA), onde ocorreu uma palestra do Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval e do Comandante do CIABA. Os alunos ouviram sobre as atividades desenvolvidas e também visitaram os simuladores do centro de instrução, bem como as diversas instalações utilizadas no ensino profissional marítimo.