Notícias
41 civis e militares concluem o Curso de Diplomacia e Defesa na ESD
Após cinco semanas de aulas, nos modais a distância e presencial, 41 alunos, dentre servidores públicos da alta administração federal e estadual, oficiais da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB) e das Forças Auxiliares, concluíram o Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD), na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), nesta sexta-feira (16).
O objetivo do Curso foi desenvolver competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia e Defesa, com vistas aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira.
O CDIPLOD ocorreu de 15 de agosto a 16 de setembro, sendo esta a sétima edição do Curso. Participaram da capacitação 22 civis de 14 instituições da Administração Pública, além de 19 militares, compondo a “Turma José Bonifácio”.
Tradicionalmente, nas cerimônias de diplomação, alunos discursam sobre as impressões do Curso que está sendo concluído. Nessa cerimônia, a apresentação ficou por conta do Coronel Aviador Luiz Gama (FAB) e da senhora Karin Kassmayer, Consultora Legislativa do Senado Federal. “Os conhecimentos sedimentados nas aulas serão aplicados e consolidados na carreira de cada um de nós", garantiu a aluna. Em seguida, eles encenaram um diálogo entre o José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista conhecido como Patriarca da Independência, e a Imperatriz Maria Leopoldina, em que vislumbraram um futuro promissor, baseado na Diplomacia, na Segurança e na Defesa.
O Subcomandante da ESD, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, parabenizou os concludentes. “O CDIPLOD concluiu de forma significativa o seu propósito, ou seja, desenvolver as capacidades específicas desses profissionais, que irão desempenhar cargos de adido ou de assessoria internacional”, declarou.
Prestigiaram a cerimônia de encerramento do CDIPLOD o Diplomata de ligação do Ministério das Relações Exteriores na ESD, Embaixador Flávio Helmond Macieira; e o Secretário Executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, General de Brigada (R1) Mário Fernandes, dentre outras autoridades.