Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (LAB-SDD)
O Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (LAB-SDD), parte da estrutura da Divisão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPPG), tem por função congregar grupos de pesquisa voltados ao estímulo, desenvolvimento e difusão de pesquisas com base no tripé segurança, desenvolvimento e defesa nacionais, sob um enfoque multidisciplinar e abertos ao livre debate, reunindo pesquisadores civis e militares. Para tanto, além da agenda de pesquisas, o grupo LAB-SDD conta com a promoção periódica de atividades acadêmicas como webinars sobre os mais variados enfoques, cursos de extensão voltados para o público de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior parceiras e a organização anual de um simpósio para apresentação e discussão das pesquisas desenvolvidas.
Evidenciando o caráter multidisciplinar, o LAB-SDD agrupa três grupos de pesquisa:
1 - GEOPOLÍTICA, SEGURANÇA INTERNACIONAL E DIPLOMACIA DE DEFESA
Coordenação:
Prof. Dr. Leonardo Ulian Dall Evedove
(leodallevedove@gmail.com)
Prof. Dr. Wellington Dantas Amorim
(wda3059@gmail.com)
Esse grupo traz um debate teórico e conceitual tendo como premissa que a área de Relações Internacionais e Geopolítica são cruciais para o conhecimento e estudos sobre o complexo regional de segurança, ao trabalhar questões de América do Sul e Integração Regional como pontos de interesse da Defesa no entorno estratégico; Geopolítica – origens, modelo e futuro, com um debate acerca das teorias geopolíticas e as mudanças e reconfigurações da perspectiva geopolítica na ordem internacional; o projeto de pesquisa voltado para as relações sino-americanas – ambientando aspectos das Relações Internacionais e da Geopolítica como impacto das relações das duas grandes potências e, por fim, os estudos sobre fluxos migratórios e refugiados no Brasil.
Palavras-chave: Geopolítica; Segurança Internacional; América do Sul; Estudos de Defesa.
2 – DIMENSÃO HUMANA DOS ESTUDOS DE DEFESA
Coordenação:
Prof.ª Dr.ª Viviane Machado Caminha
(viviane.caminha@defesa.gov.br)
CF (T) (Dr.ª) Nádia Xavier Moreira
(nadia.moreira@defesa.gov.br)
O grupo descreve a dimensão humana como os aspectos morais, sociais, cognitivos e físicos que permeiam o componente militar, por meio dos sujeitos, grupos e/ou do ambiente institucional. Vivendo em um mundo de incertezas, é possível identificar as transformações do contexto de guerra e do ambiente operacional que trazem desafios para a formação do ethos militar dos combatentes, para a sustentação da inteligência emocional dos líderes e para a proteção social do pessoal militar. Sendo assim, seus estudos estão voltados para compreensão dos aspectos sociais, psicológicos, socioantropológicos, históricos, educacionais, organizacionais e culturais que podem rebater, de forma positiva ou negativa, na performance militar e na prontidão do “soldado do futuro”. Para isso, estão focadas nos desdobramentos da atividade militar, no cotidiano de seus membros e, em alguns casos de suas famílias, envolvendo as áreas das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e Saúde.
Palavras-chave: Humano; Performance; Forças Armadas; Estudos de Defesa.
3 - GOVERNANÇA, POLÍTICAS PÚBLICAS, SEGURANÇA NACIONAL E RESILIÊNCIA
Coordenação:
Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva
(petersonfsilva@gmail.com)
Cel (EB) (Dr.) José Roberto Pinho de Andrade Lima
(jose_roberto70@hotmail.com)
O grupo aborda as diversas relações de intersetorialidade entre políticas públicas e segurança e defesa nacionais, como cooperação inter-organizacional; treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas; mecanismos de governança; priorizações de capacidades; a relação entre CT&I, forças armadas, aquisições, logística e indústria de defesa; gestão de eventos envolvendo agentes QBRN; resiliência nacional diante de ataques e desastres, bem como bioproteção e monitoramento de emergências sanitárias.
Palavras-chave: Governança; Políticas Públicas; Segurança Nacional; Resiliência.
Os grupos de pesquisa têm agenda de atividades próprias, conduzidas pelas respectivas lideranças. A participação nos referidos grupos que compõem o LAB-SDD está condicionada ao cumprimento de métricas de produção acadêmica e, para o caso de membros externos, indicação formal dos coordenadores de linha de pesquisa. Para mais informações entrar em contato com os respectivos líderes por e-mail.