Histórico
Em 1973, no contexto da transferência das principais instituições federais para a nova capital do Brasil (Brasília), ocorreu a 1ª tentativa de transferência da Escola Superior de Guerra (ESG), do Rio de Janeiro para Brasília (DF), por meio de um projeto de construção da nova sede que seria realizada próximo à UNB, às margens do Lago Norte, mas o projeto não foi levado adiante, sendo interrompido em 1976.
Para atender a uma demanda da Estratégia Nacional de Defesa (END), lançada em 2008, que prevê, quanto às atividades de ensino, uma maior integração e participação dos setores civis governamentais na discussão dos temas atinentes à Defesa, o Ministério da Defesa (MD) apresentou um novo planejamento de transferência da ESG para Brasília, incrementando, dessa forma, por intermédio do meio acadêmico e de institutos e entidades ligadas aos assuntos de defesa, essa importante mentalidade na sociedade brasileira. Em 2011, foi criado o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra que passou a ocupar algumas salas no Prédio Anexo do MD.
FOTO 3
Como a estrutura ocupada no Anexo do MD não era suficiente para atender a todas as demandas da Escola, em 2015, foi idealizada a construção de uma nova sede, na Quadra 903 da Asa Sul. Entretanto, em virtude dos altos valores necessários para a construção, o projeto ficou aguardando a disponibilidade de recursos até que, em 1º de janeiro de 2019, a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) foi oficialmente extinta e sua estrutura incorporada à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que passava a integrar o recém-criado Ministério da Economia e, com isso, o campus ocupado pela ESAF, sediado na DF-001, no Jardim Botânico, foi oferecido ao MD.
Em dezembro de 2019, o Campus Brasília da ESG foi transferido para as novas instalações no Jardim Botânico, tornando-se, em 1º de outubro de 2021, a Escola Superior de Defesa (ESD).