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Usted está aquí: Inicio Servicios Estatales Requerer a restituição de outras Taxas pagas indevidamente

Servicios EstatalesRequerer a restituição de outras Taxas pagas indevidamente

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Minas Gerais
Requerer a restituição de outras Taxas pagas indevidamente Usted también puede conocer este servicio como: indebito, restituicao, taxa, indevida, ressarcimento, fiscalizacao ambiental, FISCALIZAÇÃO JUDICIÁRIA, EXPEDIENTE, TFDR, OUTRAS TAXAS
Evaluación: 3.9 (33)
Evaluación

El número antes de las estrellas es la puntuación otorgada por los usuarios que utilizaron el servicio y varía de 1 a 5.
Después de las estrellas, entre paréntesis, está el número de usuarios que evaluó el servicio.
Los números se actualizan diariamente.

Última Modificación: 11/04/2025
  • ¿Qué es?

    O contribuinte que fez o pagamento indevido ou a maior a título de Outras Taxas, inclusive da Carteira de Identidade, deverá solicitar a restituição dos valores.



  • ¿Quién puede utilizar este servicio?

    Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas que realizaram pagamentos de taxas estaduais indevidamente.

  • Pasos para la realización de este servicio
    1. Realizar protocolo de solicitação de restituição

      Você deve acessar o SIARE  - a página para preenchimento da solicitação será exibida.




      1. O Requerente/Procurador deverá preencher os dados solicitados. Alertamos que os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.

      2. Caso haja Procurador, os campos deverão ser preenchidos com os dados do Procurador, inclusive as informações bancárias.

      3. Os Dados Bancários são de preenchimento obrigatório, podendo ser:




      •  Conta Corrente ou Conta Conjunta;

      • Conta Poupança.



      ATENÇÃO:  O preenchimento incorreto do campo Dados Bancários inviabilizará a restituição no caso de deferimento.

      Canales de prestación

      • Digital

      tiempo de duración de la etapa

      Não especificado

    2. Confirmar solicitação

      1. Você deve acessar o SIARE e, após a confirmação do pedido, o sistema exibe para o interessado tela com a mensagem “Solicitação efetuada com sucesso” com os seguintes dados: 



      • Número do Protocolo; 



      • Senha para acompanhamento;



      • Lista de documentos



      ATENÇÃO: esses dados serão necessários para o acompanhamento do pedido. Sugerimos anotá-los ou imprimir o comprovante (ao clicar em “Imprimir Comprovante de Protocolo” o sistema exibe o comprovante em “pdf” para impressão pelo interessado).



      2. Anexar os documentos.



      3. Após concluir a anexação de todos os documentos, deve-se clicar no botão “Finalizar”.



      ATENÇÃO: Se for anexar os documentos posteriormente (vide próxima etapa), após a confirmação do protocolo basta fechar a página. O botão “Finalizar” só deve ser utilizado após a anexação de todos os documentos.



      OBS. Ao clicar em “Imprimir Comprovante de Protocolo” o sistema exibe o comprovante em “pdf” para impressão pelo interessado. 



      O protocolo da solicitação somente terá andamento após a entrega dos documentos.

      Canales de prestación

      • Digital

      tiempo de duración de la etapa

      Não especificado

    3. Anexar documentos posteriormente

      Para anexar documentos não inseridos no momento do protocolo, você deve:



      1. Acessar o  SIARE



      2. Em "usuário", selecionar protocolo.


      Preencher o número do protocolo, o CPF e a senha informada na tela de confirmação. 



      3. Na lista de serviços solicitados, selecionar o protocolo e clicar na lupa.



      4. Após acessar a pendência, anexar os documentos.


      É importante anexar todos os documentos solicitados nesse momento, pois o protocolo da solicitação somente terá andamento após a entrega dos documentos.



      5. Após concluir a anexação de todos os documentos, clicar no botão “Finalizar”. 



      Nesse momento o status do pedido se alterará para "em análise" e não será possível inserir documentos ou alterar dados.



      OBS. Se for necessário incluir mais algum documento posteriormente, o pedido não poderá ser finalizado. Para isso, basta fechar a janela.




       


      Canales de prestación

      • Digital

      tiempo de duración de la etapa

      Não especificado

    4. Consultar andamento do pedido

      Para consulta, você deve acessar o SIARE 




      1. Realize o login utilizando os dados do protocolo no menu a direita da tela (protocolo, CPF do solicitante e senha de acompanhamento)

      2. Na próxima tela selecionar o protocolo e clicar em detalhes (lupa).

      Canales de prestación

      • Digital

      tiempo de duración de la etapa

      Não especificado

    5. Sanar pendências

      Caso  se verifique qualquer pendência durante a análise do processo, o requerente receberá por e-mail relatando o motivo da pendência gerada.




      1.  Para saná-la, deverá acessar o SIARE 

      2.  Em "usuário", selecionar protocolo. Preencher o número do protocolo, o CPF e a senha informada na tela de confirmação ou no primeiro e-mail recebido.

      3.  Selecionar o protocolo e clicar na lupa.

      4.  Clicar em 'Pendências' e anexar os documentos necessários no campo especifico.

      Canales de prestación

      • Digital

      tiempo de duración de la etapa

      Não especificado

    6. Acompanhar o resultado do pedido

      O deferimento (aprovação) ou indeferimento do pedido será informado por e-mail ou por consulta no SIARE 



      Após o deferimento, o valor restituído será depositado diretamente na conta informada no pedido. Para isso, a Secretaria de Estado de Fazenda depende de liberação de recurso financeiro.

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      • Digital

      tiempo de duración de la etapa

      Não especificado

  • Otras informaciones

    Este es un servicio del estado Minas Gerais

    Servicio: https://www.mg.gov.br/servico/requerer-restituicao-de-outras-taxas-pagas-indevidamente

    Para más informaciones o dudas sobre este servicio, entre en contacto

    Acesse o site

    Tags:
  • Impostos estaduais
  • Taxas
  • Tributos
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