Governança e Cooperação
Acessar arquivos relacionadosA Governança diz respeito aos diferentes modos de liderança, coordenação, intervenção, participação e negociação dos conflitos nos processos decisórios locais. Refere-se ao ambiente institucional e operacional dos Arranjos Produtivos Locais.
O APL é um espaço de cooperação econômica onde toda a comunidade participa na construção dos objetivos e rumos de desenvolvimento. Pode envolver pessoas físicas ou jurídicas que estejam ligadas às funções de investimento nas redes, ou seja, no acesso aos bens públicos de produção.
Neste eixo encontram-se, por exemplo, os programas de apoio à disseminação da cultura cooperativa, os cursos de gestão de APLs, workshops para promover a participação da comunidade nos projetos em APLs. Ainda nesse eixo, há ações de mobilização de empresas localizadas em APL para capacitá-las em boas práticas de gestão em Saúde e Segurança no Trabalho, em programas que estimulem a constituição de condomínios de produção, cooperativas e consórcios de exportação. A governança em um APL visa agregar todos os atores locais na busca pela competitividade do Arranjo gerando o desenvolvimento regional.
Cabe a Governança protagonizar estratégias econômicas e empresariais de estímulo e de elaboração de projetos que contribuam com o aumento do volume de negócios, valorização e agregação de valor aos produtos, posicionamento de mercado, desenvolvimento tecnológico e inovativo, adequação e melhoria ambiental, qualidade e produtividade das empresas e, por fim, progressos no desenvolvimento econômico e social dos APLs.