Informativo nº 12/2022
INFORMATIVO Nº12/2022
ACESSE O OBSERVATÓRIO NO FACEBOOK
Cascavel inaugura Escola de Agroinovação
O prefeito Leoanaldo Paranhos destacou o DNA agrícola da região de Cascavel e disse que o Município vive, depende e investe no agronegócio. “Ter uma escola aqui na Agrotec, que recebe jovens do Oeste do Paraná e que vão aprender a mexer com a nossa produção é muito importante. Num momento especial porque não é apenas uma escola, é uma escola de inovação, é aquilo que o mercado, que o setor está pedindo e graças a Deus estamos inaugurando”, afirmou. Paranhos destacou ainda que a inovação tecnológica transforma a produção, agrega valor, renda e emprego. Ele afirmou que a Escola de Agroinovação é resultado da maturidade que hoje existe em Cascavel. Vinicius Neiva, diretor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed), afirmou que é gratificante dar oportunidades aos alunos de integrar a educação com o arranjo produtivo local. “Para a gente é muito importante formar cidadãos, mas que a gente forme, também, ótimos profissionais. Estamos pensando a educação deles de uma forma mais completa, de uma forma mais abrangente”, pontuou.
Prefeitura e PTS reúnem empresários e empreendedores em lançamento do Programa de Fomento aos APLs
Com o objetivo de gerar renda, emprego e fortalecer a economia regional, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, lançou, no fim da tarde desta quinta-feira (17), o Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O evento foi realizado no auditório principal do PTS e reuniu empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos. A iniciativa, que conta com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), tem como finalidade impulsionar as empresas e startups da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), aumentando a competitividade de todas elas no mercado nacional e expandindo os seus negócios para o exterior. Presente no evento, o prefeito Rodrigo Manga afirmou que a ação é de extrema importância para alavancar, ainda mais, a economia da RMS, por meio da troca de experiência entre as empresas e para manter a cidade de Sorocaba crescendo como está, na contramão da economia do País. “Mesmo em um momento de pandemia de Covid-19, nós recebemos um investimento de R$ 2 bilhões da iniciativa privada em 2021 e tivemos um crescimento orçamentário percentual de 30%, o maior do Brasil”, revelou.
MDR abre diálogo com o Governo de Goiás para a implantação de novos Polos das Rotas de Integração Nacional
A Estratégia Rotas de Integração Nacional poderá ser ampliada em breve. Nesta semana, representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estiveram em Goiás para conhecer a realidade local e discutir a possibilidade de implementação de Polo das Rotas da Fruticultura, do Leite, da Moda e do Mel no estado. Para tanto, foram feitas reuniões e visitas técnicas. O diretor de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Francisco Soares, destacou o impacto da Estratégia para fomentar o desenvolvimento das diferentes regiões do País. “As Rotas são uma ação muito importante, porque levam em consideração o pequeno produtor e potencializam cadeias produtivas importantes. Estamos dialogando para ampliarmos o alcance delas em Goiás, o que, certamente, trará muitos benefícios para o estado”, disse. O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Freitas de Mendonça, também reforçou o potencial das Rotas para alavancar a economia do estado. “É uma satisfação receber toda a comitiva do MDR em Goiás para falar de desenvolvimento econômico em diversas regiões do nosso estado por meio das Rotas. Essa grande parceria vai surtir efeitos. Estamos trabalhando para levar esses resultados para a população”, afirmou. O estado de Goiás já conta com um Polo da Rota do Leite instalado, na região de São Luís de Montes Belos.
Parceria entre Microsoft e Conif leva capacitação a jovens e adultos
A capacitação e a empregabilidade de jovens e adultos estão na pauta da Microsoft. Em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a empresa vai ampliar o alcance da Escola do Trabalhador 4.0 por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Conif representa 41 instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), que atendem mais de um milhão de estudantes em 647 campi espalhados por 651 municípios brasileiros. Alexandre Bahia, secretário-executivo da instituição, aponta que a parceria com a Microsoft vai garantir mais oportunidades aos estudantes. Bahia destaca, ainda, que a distribuição e a presença da rede federal ajudam a movimentar os arranjos produtivos locais. “O acordo amplia as opções de qualificação do corpo discente. E esse cenário ajuda no engajamento da rede”, completa.
Desenvolve Dourado!
Na manhã dessa quarta-feira, 9, representantes da Prefeitura Municipal de Dourado, incluindo o Prefeito Gino Torrezan, além de profissionais do Sindicato Rural Patronal, estiveram em Bocaina, na Fazenda Retido, para conhecer mais sobre produção e processamento de macadâmia. A ação fez parte do programa Desenvolve Dourado. Por meio da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Jacaré Pepira, a @Aprojape, presidida por Edinho Montenegro, proprietário da fazenda, a ideia da visita foi apoiar e estimular a participação de nosso município na colaboração do processo de APLs, os Arranjos Produtivos Locais. A ação possibilitará atrair e fomentar negócios em nossa região, envolvendo toda a cadeia produtiva de noz macadâmia, com benefícios diretos e indiretos aos produtores rurais, indústrias, entidades de ensino e pesquisa, comércio e até exportação.
Aproximação entre empresas e universidades
No dia 22, participaremos do evento Avança ABC: Diagnóstico Regional, organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Cabe à USCS, bem como também a outras instituições, realizar um diagnóstico no primeiro bloco do evento, que ainda debaterá desafios e inclusão produtiva. Sabemos que fazer um diagnóstico e dar respostas aos desafios são tarefas largas e complexas. Por isso, decidimos focar naquilo que é um dos ‘nós’ centrais para a retomada do desenvolvimento do Grande ABC: a relação entre as empresas e as universidades da região. Os desafios para o Grande ABC são grandes nesta área. Institucionalmente, a região tem sido inovadora. Foi aqui o surgimento, por exemplo, das lutas pela redemocratização do Brasil, do ‘novo sindicalismo’, do Fórum da Cidadania, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da própria Agência, entre outras iniciativas. Entretanto, esta mesma região, por ter sido o palco da industrialização fordista, padece da característica de que a inovação e o desenvolvimento tecnológico se deram de forma verticalizada (a grande empresa ditando ‘de cima para baixo’ as inovações e desenvolvimentos para as demais empresas e organizações da cadeia produtiva) e muitas vezes de maneira fechada no interior da própria grande empresa multinacional (as matrizes ditando ‘de cima para baixo’ as mudanças e desenvolvimentos para as subsidiarias).
Prefeitura estuda utilizar resíduos orgânicos na produção de adubos
A Prefeitura de Maricá recebeu nesta segunda-feira (21/02) pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para uma visita ao Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, e em uma granja no Retiro. Nos locais foram feitos levantamentos dos resíduos orgânicos que podem ser utilizados na produção de insumos do Inova Agroecologia Maricá. O projeto desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) prevê a criação e a implantação de um centro tecnológico voltado à agroecologia, em parceria com a UFRRJ. O engenheiro agrônomo do UFRRJ, Giovane Leal de Souza Silva, destacou a importância dos estudos para alinhar as próximas etapas do Inova Agroecologia Maricá. “Podemos usar as sobras orgânicas do restaurante e da granja na produção desses insumos. Assim conseguiremos melhorar a produção dos novos alimentos”, disse destacando que o grupo também visitou uma granja no Retiro. O superintendente de Projetos e Arranjos Produtivos da Codemar, Clodoaldo Brandão, afirmou que está em elaboração uma agenda para estruturar os novos métodos produtivos. “A ideia é utilizar resíduos de alimentos para abastecer as hortas do nosso município, além de construir estufas para a produção agroecológica de frutas”, acrescentou.
Grupo de trabalho busca soluções para rastreabilidade da cadeia da carne em Mato Grosso
O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), juntamente com representantes do setor produtivo, governo estadual e Ministério Público Federal (MPF), instituiu um Grupo de Trabalho (GT) sobre a Rastreabilidade de Bovinos em Mato Grosso. O principal objetivo é propor soluções e estratégias para implantação de um sistema de rastreabilidade para a cadeia produtiva da carne bovina Vão integrar o GT, neste primeiro momento, um representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), um representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), um representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), um representante do MPF em Mato Grosso e um representante da Estratégia Produzir, Conservar, Incluir (PCI). O Imac terá dois representantes, sendo um responsável pela coordenação e outro pelo secretariado do GT.
Frimesa tem números aprovados em Assembleia
Em mais um ano de adaptações com a pandemia, a Frimesa cresceu 17%, investindo nas suas atividades e na cadeia produtiva. A apresentação dos resultados ocorreu em evento no dia 18 de fevereiro. foi um ano desafiador para a Frimesa Cooperativa Central. Com determinação, foi possível manter a cadeia produtiva junto às filiadas – Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato e ampliar a marca. A Frimesa apresentou os dados do exercício de 2021 no dia 18 de fevereiro em Assembleia Geral Ordinária, realizada no centro de eventos da Associação Esportiva e Recreativa Frimesa (Assercoop), em Medianeira. O evento foi presencial e a diretoria apresentou os números que foram aprovados: um faturamento de 5,039 bilhões, sendo um crescimento de 17% comparado com 2020, e 115 milhões em sobras, menos que o esperado de 150 milhões. Com desafios atribuídos pela pandemia de Covid-19, a Frimesa continuou a investir nos seus projetos e no novo frigorífico de Assis Chateaubriand.
Artigo/Faesc: O leite e as pastagens em SC
A cadeia produtiva do leite tornou-se uma das mais expressivas do ponto de vista econômico e social. Em situações de normalidade de oferta de insumos, garante renda mensal às famílias rurais e permite que permaneçam no campo com boa qualidade de vida. Nesse momento, infelizmente, a escassez de grãos e o alto custo do milho encareceu a nutrição do gado leiteiro à base de ração. A saída mais racional é a ampliação do sistema de produção de bovinos a pasto. Essa é uma das motivações pelas quais a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) reivindica ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a instalação de um núcleo de pesquisas voltadas ao gado leiteiro, com ênfase para forrageiras, em território catarinense, no âmbito da Embrapa.
EVENTOS
Governo do Estado promove encontro técnico com produtores de pitaya no Médio Norte
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural promoverá no dia 4 de março o ‘Encontro Técnico da Pitaya’, com objetivo de aproveitar a colheita, incentivar a produção e a comercialização, com qualidade e resultados lucrativos na cadeia produtiva ofertada pela cultura. O evento será no Campo Experimental, em Tangará da Serra (239 quilômetros ao Méido Norte de Cuiabá), com 180 plantas de sete materiais genéticos, sendo cinco da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e duas dos estados de São Paulo e Pará. Programada para ocorrer no período da manhã, das 7h30 às 10h, os produtores e interessados terão a oportunidade de participar de palestras sobre o sistema produtivo da cultura e serão abordados diversos assuntos como preparo de solo, sementes e mudas, espaçamento de plantio, coveamento e adubação, irrigação, plantio e sistema de sustentação, adubação de cobertura, tratos culturais, colheita, custos de produção e comercialização. Na ocasião, será apresentado ainda alternativas de processamento da fruta em geleias, sorvetes e iogurtes como mais uma opção de fonte de renda. O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, destaca que muitos agricultores familiares estão investindo na pitaya como alternativa de renda, por isso, é importante que aproveitem a oportunidade.
Bento em Vindima ocorre de 14 de janeiro a 20 de março
Em Bento Gonçalves, é tempo de vindima. Época de iniciar a colheita do fruto, que leva o nome da cidade para todo mundo, e celebrar o resultado do trabalho dos agricultores. Com o objetivo de valorizar o momento, a Prefeitura de Bento Gonçalves realiza de 14 de janeiro até 20 de março o Bento em Vindima 2022.
INOVAMEAT Toledo será referência para a cadeia de produção de proteína animal
Consolidar um crescimento anual médio de 30% e liderar o Valor Bruto da Produção (VBP) em oito anos não é uma tarefa fácil, mas Toledo conseguiu. Segundo o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDeseco), Diego Bonaldo, só é possível melhorar e aprimorar a produção se houver investimento em inovação e tecnologia. E é com essa mentalidade e espírito arrojado que o município recebe o INOVAMEAT Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal. O evento é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindicato Rural de Toledo com apoio da Prefeitura de Toledo, Embrapa – Suínos e Aves – e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A co-realização é por conta da FB Group e acontecerá no período de 31 de março a 02 de abril de 2022, no Centro de Eventos.
10º Simpósio da Nutripura vai debater a pecuária dos próximos 20 anos
A Nutripura completa 20 anos em 2022 e vai realizar, nos dias 25 e 26 de março, o 10º Simpósio Nutripura, em Rondonópolis. Com o tema “Pecuária ontem, hoje e amanhã”, o simpósio se consolida como um dos principais eventos técnicos da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso e reunirá os maiores produtores da região central do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.nutripura.com.br/10simposio/. Todo valor arrecadado com as inscrições será destinado a projetos sociais. O tradicional evento técnico voltado para a pecuária de corte traz este ano o tema “Pecuária ontem, hoje e amanhã” e contará com palestras de especialistas renomados como José Luiz Tejon, Miguel Cavalcanti, Shiro Nishimura, Alexandre Mendonça de Barros, Prof. Dr. Flávio Portela Santos, Prof. Dr. Luiz Gustavo Nussio, Luciano Resende e Prof. Dr. Sila Carneiro da Silva.
ABPA anuncia apoio institucional à AveSui América Latina 2022
A AveSui América Latina recebeu nesta semana a confirmação do apoio institucional da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A edição 2022 do evento está agendada para ocorrer entre os dias 26 e 28 de abril de 2022, no município paranaense de Medianeira, principal polo produtivo de proteína animal do país. Os preparativos para a feira, que retorna ao seu formato presencial, já começaram, acompanhando o ritmo de crescimento do mercado interno e externo para as proteínas e a própria retomada do setor de eventos. "Os indicativos de futuro são favoráveis à retomada econômica e seus impactos positivos para a produção, exportações e consumo de proteína animal brasileira. É um quadro de oportunidades, e precisaremos estar preparados”, afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin. “Por isto, grandes eventos, como a Avesui, cumprirão um papel importante em reintegrar a cadeia produtiva em torno deste objetivo, em prol do desenvolvimento setorial, do estimulo à qualificação da produção e o fomento ao intercâmbio de informações e adoção de novas tecnologias", complementa o executivo.
XV Simpósio Goiano de Avicultura conta com apoio das principais empresas do setor
Um dos eventos mais tradicionais da avicultura brasileira, o XV Simpósio Goiano de Avicultura vai reunir alguns dos mais renomados pesquisadores do setor e as principais empresas de vários elos da cadeia produtiva. O evento, que acontece dias 09 e 10 de junho em Goiânia, deve receber cerca de 300 congressistas e representantes das grandes indústrias nacionais e multinacionais do agronegócio em torno de duas premissas: conhecimento e negócios. A comissão organizadora do encontro está oferecendo as últimas oportunidades para que empresas ligadas a atividade estejam presentes, anunciou o presidente da Associação Goiana de Avicultura (AGA), Cláudio Almeida Faria. “Temos alguns espaços e algumas oportunidades para que empresas possam participar do nosso evento”, pontuou.
Acesse também:
Contribua com esse informativo!
Envie notícias relacionadas ao tema APL para apl@economia.gov.br