Informativo nº 11/2022
INFORMATIVO Nº11/2022
ACESSE O OBSERVATÓRIO NO FACEBOOK
Vereadora quer criar circuito gastronômico em Rio Claro
Em articulação com a Associação de Bares e Restaurantes de Rio Claro (Ariobar), a vereadora Carol Gomes (Cidadania) trabalha no projeto de desenvolvimento de um Circuito Gastronômico, que pretende integrar Rio Claro na rota do turismo do interior paulista. A ideia, segundo a vereadora, é unir o setor de alimentação fora do lar com os equipamentos turísticos (Floresta, Gabinete de leitura, Lago Azul) e com os aspectos culturais e históricos de Rio Claro. “O projeto já está em franco desenvolvimento. Já temos o apoio da secretaria Municipal de Turismo, que vai apoiar a realização do evento piloto denominado Festival Gastronômico de Inverno de Rio Claro”, comemora ao recordar que a atividade está prevista para o mês de julho de 2022. Em paralelo, no dia 10 de fevereiro, Carol Gomes já se reuniu com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva e apresentou ofício solicitando o apoio do governo estadual na criação do circuito gastronômico regional, uma iniciativa inédita no interior do Estado. “Tivemos o apoio da secretária de Estado que está no auxiliando na criação de um Arranjo Produtivo Local (APL), que é uma ferramenta para auxiliar o setor gastronômico, turístico e cultural para receber fomento e desenvolver o setor”, explica.
Novo laboratório vai transformar Ribeirão Preto em polo de genômica e biotecnologia
A cidade de Ribeirão Preto deve ganhar, até o segundo semestre de 2022, um laboratório especializado em genética molecular para apoiar pesquisadores e empreendedores ligados aos setores da biotecnologia e áreas correlatadas das mais diversas regiões do País. O Laboratório de Genômica é resultado de uma parceria do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, ligado à USP, através da entidade gestora Fipase, e o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O convênio para colaboração técnica prevê investimentos de aproximadamente R$ 495 mil pelo Estado, que serão destinados à compra de equipamentos e estruturação do espaço. “A ideia é criar um polo genômico para antecipar possíveis demandas dos setores, além de fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento, favorecendo a chegada de novos produtos ao mercado”, destaca o gerente do Parque Tecnológico, Eduardo Cicconi.
Parceria entre Parque Tecnológico e Sebrae-SP proporciona capacitação a médias e pequenas empresas participantes de APLs
A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com o Sebrae-SP, possibilitará a capacitação de médias e pequenas empresas (MPEs) que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) dos segmentos de aeronáutica, agronegócios, cervejeiro, energias renováveis e metal mecânico. Utilizando metodologias que contemplam a gestão empresarial e tecnológica, a parceria visa expandir os negócios das MPEs. O acordo também deverá beneficiar startups de toda a região. O presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, explica que, durante o encontro com os técnicos do Sebrae-SP, foi feita uma avaliação do cenário atual para as pequenas e médias empresas, levando em consideração o ambiente econômico, de negócios, as perspectivas e reais necessidades de cada uma. A partir daí, foi traçada a metodologia da capacitação. Entre as soluções que serão oferecidas na capacitação estão: o Sebraetec e o Sebrae Inova, ferramentas que promovem a melhoria dos processos, produtos e serviços de uma empresa, por meio do acesso à inovação, proporcionando, assim, redução de custos e aumento do faturamento, mesmo durante tempos de crise econômica, como o vivido na pandemia.
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC debate estratégias para retomada econômica e industrial na região
Os Metalúrgicos do ABC estão presentes como protagonistas no debate sobre a retomada econômica da região. A reunião realizada na manhã de ontem no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, convocada pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Oliveira da Silva, diretor executivo do Sindicato, discutiu estratégias para a indústria com representantes do poder público, iniciativa privada, entidades e universidades. No encontro, que integra o programa Avança ABC, foi assinado protocolo de intenções entre a Agência de Desenvolvimento e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é unir esforços voltados ao fortalecimento do desenvolvimento econômico, por meio de ações de empregabilidade, qualificação técnica e profissional, empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação nos municípios do ABC. “O Sindicato sempre teve essa preocupação regional com o envolvimento de todos os atores, desde o poder público, os trabalhadores e as universidades. Nós assumimos essa agenda com o compromisso de organizar essa retomada”, destacou Aroaldo. O encontro contou com painéis temáticos divididos em diferentes eixos: Arranjos Produtivos Locais (APLs), Polos de Desenvolvimento, Sistema Paulista de Inovação, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Banco do Povo, Empreenda Rápido, Políticas de Empregabilidade e Educação (Univesp, Ensino Técnico, Ensino Tecnológico e Universidades).
Governo e BB firmam protocolo de intenções para expansão da cadeia produtiva de mandioca
O Governo de Goiás e o Banco do Brasil firmaram, na manhã desta quinta-feira (17), um protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para fortalecer e expandir a cadeia produtiva da mandioca e da agricultura familiar no Estado. A assinatura ocorreu durante a inauguração do novo Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). “A vocação do Banco do Brasil é alavancar o setor rural. Então, é uma parceria fundamental”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. Ele aposta na soma de esforços como uma estratégia capaz de melhorar ainda mais o agro, setor em que o País é referência internacional. “Se levarmos a tecnologia, a ciência e o desenvolvimento do bioinsumo para o campo, vamos diminuir o custo do produtor”, citou, como exemplo. O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, explicou que boa parte dos investimentos que o banco destina para o agronegócio brasileiro vem para Goiás. “Confiamos e apoiamos o Estado e os empresários da região”, disse. Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destacou que no atual governo todo o trabalho é feito para atender ao pequeno produtor, “para que a estrutura de governo chegue até ele”.
Câmara Municipal aprova Plano para socorrer cadeia produtiva do Carnaval do Recife
O Vereador e Líder do Governo, Samuel Salazar (MDB), comemorou a aprovação, por unanimidade, na Câmara Municipal do Recife referente ao projeto do Executivo nº 1/2022. A matéria institui o Plano Recife AMA Carnaval, que visa a socorrer participantes da cadeia produtiva carnavalesca neste ano, diante da continuidade da pandemia de covid-19. Agora o Projeto será encaminhado à Prefeitura do Recife para ser sancionado pelo prefeito João Campos e transformado em Lei.
ATEG do Senar-MT começa atender apicultores de Rondonópolis
Esta semana, a equipe da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) iniciou os atendimentos para mais uma cadeia produtiva em Rondonópolis. Desta vez os atendidos são os apicultores. A princípio, este primeiro grupo é formado por 18 propriedades rurais de produtores que vivem na Região Rondonopolitana. O coordenador da ATeG, do Senar-MT, Armando Urenha, explica que os próximos grupos serão formados nos municípios de Jaciara, São José dos Quatro Marcos e Alto Araguaia. “É importante destacar que tudo o que estamos fazendo é com os recursos vindos do produtor rural”.
Embrapa disponibiliza publicação sobre sistema de produção de cenoura
O cenário da cadeia produtiva de cenoura ganhou mais uma contribuição da pesquisa por meio de uma nova ferramenta de consulta relacionada à melhoria do cultivo com a hortaliça. Trata-se da publicação “Sistema de Produção de Cenoura”, disponibilizada para download pela Embrapa Hortaliças desde janeiro de 2022, com amplas abordagens envolvendo questões como exigências climáticas, escolha e preparo do solo, calagem e adubação, definição dos grupos para escolha das cultivares mais adequadas, sistemas de plantio, métodos de manejo da irrigação, tratos culturais, controle de plantas daninhas, descrição de doenças e métodos de controle, tipo e época de colheita e pós-colheita, entre outras.
Indicador do arroz em casca agora tem parceria com o Irga-RS
O Indicador do Arroz em Casca elaborado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, passou a ter um novo apoiador institucional. Trata-se do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz). Desde o primeiro semestre de 2005, o Cepea calcula o Indicador de Arroz em Casca para o Rio Grande do Sul, por meio de convênios de entidades desse estado com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). É importante citar a aplicação prática das informações relacionadas à cadeia produtiva do arroz, especialmente por meio do cálculo de preço médio. De imediato, quanto maior o número de informações divulgadas de uma cadeia produtiva, menor a assimetria de informações entre os agentes de mercado. No caso do preço, todo final de dia, os agentes saberão qual foi o valor médio das negociações naquela data, o que claramente vai colaborar na definição quanto à necessidade de ajustes nos valores de ofertas de compra e de venda para o dia seguinte. O preço médio do dia anterior torna-se uma referência a partir da qual se formam as novas cotações na abertura do mercado.
Produtores concluem curso de derivados de leite
Doze produtores de Iúna concluíram, nesta quarta-feira (16), o curso de derivados de Leite para Produção de Queijos. A Capacitação foi oferecida pelo Sindicato Rural de Iúna e Ibatiba em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) e apoio da secretaria de Agricultura do Município de Iúna. O objetivo do curso foi capacitar produtores e trabalhadores rurais envolvidos na cadeia produtiva da bovinocultura de leite a produzir diferentes tipos de queijos que atendam à legislação higiênico-sanitária vigente e as necessidades do mercado consumidor. Na prática, os participantes também aprendem a utilizar parâmetros técnicos que permitem o controle e a padronização dos produtos conforme os critérios estabelecidos conforme a legislação. No conteúdo geral está temas como: obtenção higiênica do leite; pasteurização caseira do leite, noções básicas da fabricação do queijo, fabricação de queijos: Mussarela, Minas Frescal, Meia Cura, Boursin, fabricação de Ricota, iorgute, Requeijão, Chanclich, Doce de leite, Leite condensado e manteiga. Além de práticas de acondicionamento, armazenamento, comercialização, degustação e avaliação dos produtos. O curso teve duração de três dias.
EVENTOS
Governo do Estado promove encontro técnico com produtores de pitaya no Médio Norte
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural promoverá no dia 4 de março o ‘Encontro Técnico da Pitaya’, com objetivo de aproveitar a colheita, incentivar a produção e a comercialização, com qualidade e resultados lucrativos na cadeia produtiva ofertada pela cultura. O evento será no Campo Experimental, em Tangará da Serra (239 quilômetros ao Méido Norte de Cuiabá), com 180 plantas de sete materiais genéticos, sendo cinco da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e duas dos estados de São Paulo e Pará. Programada para ocorrer no período da manhã, das 7h30 às 10h, os produtores e interessados terão a oportunidade de participar de palestras sobre o sistema produtivo da cultura e serão abordados diversos assuntos como preparo de solo, sementes e mudas, espaçamento de plantio, coveamento e adubação, irrigação, plantio e sistema de sustentação, adubação de cobertura, tratos culturais, colheita, custos de produção e comercialização. Na ocasião, será apresentado ainda alternativas de processamento da fruta em geleias, sorvetes e iogurtes como mais uma opção de fonte de renda. O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, destaca que muitos agricultores familiares estão investindo na pitaya como alternativa de renda, por isso, é importante que aproveitem a oportunidade.
Bento em Vindima ocorre de 14 de janeiro a 20 de março
Em Bento Gonçalves, é tempo de vindima. Época de iniciar a colheita do fruto, que leva o nome da cidade para todo mundo, e celebrar o resultado do trabalho dos agricultores. Com o objetivo de valorizar o momento, a Prefeitura de Bento Gonçalves realiza de 14 de janeiro até 20 de março o Bento em Vindima 2022.
INOVAMEAT Toledo será referência para a cadeia de produção de proteína animal
Consolidar um crescimento anual médio de 30% e liderar o Valor Bruto da Produção (VBP) em oito anos não é uma tarefa fácil, mas Toledo conseguiu. Segundo o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDeseco), Diego Bonaldo, só é possível melhorar e aprimorar a produção se houver investimento em inovação e tecnologia. E é com essa mentalidade e espírito arrojado que o município recebe o INOVAMEAT Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal. O evento é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindicato Rural de Toledo com apoio da Prefeitura de Toledo, Embrapa – Suínos e Aves – e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A co-realização é por conta da FB Group e acontecerá no período de 31 de março a 02 de abril de 2022, no Centro de Eventos.
10º Simpósio da Nutripura vai debater a pecuária dos próximos 20 anos
A Nutripura completa 20 anos em 2022 e vai realizar, nos dias 25 e 26 de março, o 10º Simpósio Nutripura, em Rondonópolis. Com o tema “Pecuária ontem, hoje e amanhã”, o simpósio se consolida como um dos principais eventos técnicos da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso e reunirá os maiores produtores da região central do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.nutripura.com.br/10simposio/. Todo valor arrecadado com as inscrições será destinado a projetos sociais. O tradicional evento técnico voltado para a pecuária de corte traz este ano o tema “Pecuária ontem, hoje e amanhã” e contará com palestras de especialistas renomados como José Luiz Tejon, Miguel Cavalcanti, Shiro Nishimura, Alexandre Mendonça de Barros, Prof. Dr. Flávio Portela Santos, Prof. Dr. Luiz Gustavo Nussio, Luciano Resende e Prof. Dr. Sila Carneiro da Silva.
ABPA anuncia apoio institucional à AveSui América Latina 2022
A AveSui América Latina recebeu nesta semana a confirmação do apoio institucional da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A edição 2022 do evento está agendada para ocorrer entre os dias 26 e 28 de abril de 2022, no município paranaense de Medianeira, principal polo produtivo de proteína animal do país. Os preparativos para a feira, que retorna ao seu formato presencial, já começaram, acompanhando o ritmo de crescimento do mercado interno e externo para as proteínas e a própria retomada do setor de eventos. "Os indicativos de futuro são favoráveis à retomada econômica e seus impactos positivos para a produção, exportações e consumo de proteína animal brasileira. É um quadro de oportunidades, e precisaremos estar preparados”, afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin. “Por isto, grandes eventos, como a Avesui, cumprirão um papel importante em reintegrar a cadeia produtiva em torno deste objetivo, em prol do desenvolvimento setorial, do estimulo à qualificação da produção e o fomento ao intercâmbio de informações e adoção de novas tecnologias", complementa o executivo.
XV Simpósio Goiano de Avicultura conta com apoio das principais empresas do setor
Um dos eventos mais tradicionais da avicultura brasileira, o XV Simpósio Goiano de Avicultura vai reunir alguns dos mais renomados pesquisadores do setor e as principais empresas de vários elos da cadeia produtiva. O evento, que acontece dias 09 e 10 de junho em Goiânia, deve receber cerca de 300 congressistas e representantes das grandes indústrias nacionais e multinacionais do agronegócio em torno de duas premissas: conhecimento e negócios. A comissão organizadora do encontro está oferecendo as últimas oportunidades para que empresas ligadas a atividade estejam presentes, anunciou o presidente da Associação Goiana de Avicultura (AGA), Cláudio Almeida Faria. “Temos alguns espaços e algumas oportunidades para que empresas possam participar do nosso evento”, pontuou.
EDITAIS
Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal
As prefeituras mineiras têm até o dia 18 de fevereiro de 2022 para se inscreverem na 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira de Municípios (AMM). Podem participar apenas municípios afiliados à AMM.
Governo de MT abre edital visando fomentar a cadeia produtiva do leite
O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, anunciaram a publicação de um edital de chamamento público para fomentar a bacia leiteira em Mato Grosso, com distribuição de novilhas, embriões e sêmen sexados. O investimento será na ordem de R$ 17,9 milhões. O secretário Silvano Amaral explicou que essa é mais uma ação do programa Mais MT para incentivar e melhorar as diversas cadeias produtivas no estado, especialmente das famílias que vivem da pequena agricultura e pecuária. A abertura da sessão pública ocorrerá no dia 21 de fevereiro, às 9h, na sala de reunião principal da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF). O edital completo pode ser consultado no site www.agriculturafamiliar.mt.gov.br, bem como na sede da SEAF, na Superintendência da Agricultura Familiar, no período das 08h30 às 17h horas, ou pelo e-mail: vaniakohl@agriculturafamiliar.mt.gov.br/jurandyrpinto@agriculturafamiliar.mt.gov.br.
Acesse também:
Contribua com esse informativo!
Envie notícias relacionadas ao tema APL para apl@economia.gov.br