Notícias
Secretária Especial do PPI participa de reunião promovida pelo Banco Mundial sobre a importância das desestatizações para o desenvolvimento do mercado de capitais
A Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, participou nesta sexta-feira (25/6) de evento virtual promovido pelo Banco Mundial em parceria com a Oliver Wyman e IFC International Finance Corporation, que tratou, entre outros assuntos, da importância do papel da capitalização e privatização de empresas estatais para o desenvolvimento e amadurecimento dos mercados de capitais nos países de economias emergentes e em desenvolvimento.
Durante o evento foi apresentado, pelo Banco Mundial e pela Oliver Wyman, relatório de estudo e análise de diversos países e do impacto dos desinvestimentos e privatizações em seus mercados de capitais. O documento considera condições de sucesso para as privatizações: uma carteira robusta de estatais a serem ofertadas, uma base considerável de investidores institucionais domésticos, e uma importante frente de investidores estrangeiros. Autoridades e principais players do processo também foram objeto de análise. Clique aqui para acessar o documento.
Houve menção ao fato de que, em tais operações, não há meramente a venda de ativos ou entrada pura e simples de transações financeiras: os direitos e responsabilidades contratuais permanecem associados à negociação. Isso garante a prestação de serviços e a continuidade do desenvolvimento dos setores envolvidos nas transações.
A Secretária Especial do PPI abordou a experiência brasileira e mencionou o aumento das operações de privatização e desinvestimento de estatais, bem como a maturidade do mercado de capitais no Brasil, que registrou, no último ano, números recordes de capitalização. “O número de pessoas físicas inscritas na B3 já ultrapassou 3 milhões, e os juros baixos têm atraído cada vez mais pessoas para o mercado de capitais”, destacou.
Os participantes mencionaram experiências em seus países, bem como aspectos positivos e negativos analisados por possíveis investidores.
O evento contou com a participação do Ministro das Finanças de Luxemburgo, Arsène Jacoby, do representante do Egyptian Stock Exchange, Mohamad Farid Saleh; do Diretor da Frontaura Capital, Nick Padgett; do CEO da Public Investiment Corporation da África do Sul, Abel Sithole; além do diretor da African Stock Exchange Association, Edoh Kossi Amenounve.