Notícias
Publicado edital para a desestatização da CeasaMinas
Foi publicado, nesta sexta-feira (11/11), no Diário Oficial da União, o edital com informações sobre as condições de desestatização da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. –CeasaMinas. O leilão está marcado para o dia 22/12, às 13h, na sede da B3, em São Paulo (SP). Já a data da entrega das propostas está prevista para o dia 16 de dezembro de 2022, das 9h às 13h, também na B3.
A desestatização da Ceasaminas consiste na venda de dois grandes terrenos greenfield localizados em Contagem (Lote 1) e da empresa (Lotes 2) ou desses dois ativos em conjunto (Lote 3). Ademais, o vencedor que arrematar a empresa assinará contrato de concessão de uso com o estado de Minas Gerais para operar os Mercados Livres do Produtor atualmente geridos pela empresa estatal.
Os investimentos da ordem de R$ 27 milhões logo no início da concessão do MLP, além de promoverem geração de empregos, renda e tributos, também vão beneficiar diretamente as populações da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em especial de Contagem, além dos municípios de Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga, Barbacena e Uberaba, e, de maneira indireta, as cidades de Maria da Fé e Patrocínio.
O secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos, do Ministério da Economia, Bruno Westin, relacionou o empenho da equipe e os benefícios para os usuários. “Chegamos à última etapa da desestatização da CeasaMinas, prevista no Programa Nacional de Desestatização e no Programa de Parcerias de Investimentos, programas que visam a reorganização do Estado com vistas a deixá-lo mais eficiente, capaz de entregar serviços e infraestrutura melhores para a sociedade. O projeto permitirá a retomada do desenvolvimento e de investimentos, beneficiando diretamente as populações da Região Metropolitana de Belo Horizonte e região”, afirma.
Pedro Capeluppi, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, do Ministério da Economia, também ressalta os benefícios do projeto. "Muito mais do que uma privatização, a conclusão desse projeto encerra uma questão que persiste há 20 anos. A União recebeu a empresa do Estado de Minas Gerais com a obrigação de transferi-la para a iniciativa privada. Essa demora impediu o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida de todos que frequentam diariamente o local. A desestatização vai trazer enorme ganho de qualidade a todos os envolvidos", conclui.
A Companhia iniciou sua operação em 1974 e tem por objeto a administração de entrepostos de abastecimento em seis municípios mineiros. No final da década de 1990, no contexto da renegociação de dívida do estado de Minas Gerais, o controle sobre a companhia foi transferido para a União.
TRANSPARÊNCIA - O projeto de desestatização foi apresentado para a sociedade em audiência pública em 19 de outubro de 2021, na cidade de Belo Horizonte/MG, com transmissão ao vivo no YouTube e permanece disponível ao público desde então.
Na sequência, em 4 de novembro, foram disponibilizadas todas as informações colhidas e processadas no âmbito dos estudos contratados pelo BNDES, bem como os aperfeiçoamentos ocorridos durante as análises realizadas pelos órgãos de controle. Essa documentação está disponível em data room aberto a qualquer investidor interessado nos ativos.
Ainda com o objetivo de ampliar a divulgação, o BNDES, em conjunto com a consultoria contratada para assessoramento da promoção da venda a potenciais investidores, realizou diversas interações com relevantes atores do mercado no intuito de alavancar o engajamento na futura transação. Houve ainda divulgação do projeto em parceria com o GRI Club em evento realizado dia 26 de abril de 2022. Na ocasião, estavam presentes 33 participantes, dentre os quais gestores de fundos, incorporadores e investidores do segmento imobiliário e logístico.
Por fim, está prevista a realização de “roadshow” com ampla divulgação, sendo que há dezenas de potenciais investidores já mapeados pelo BNDES, os quais serão oportunamente contatados para organização dos encontros.
Clique aqui para acessar edital.