Notícias
Projeto Cobre de Bom Jardim é leiloado em audiência de cessão de direitos minerários
Nesta quarta-feira (7), o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), realizou uma sessão pública a fim de leiloar os direitos minerários dos projetos Fosfato/Miriri, região que abrange os estados de Pernambuco e da Paraíba; Cobre de Bom Jardim, em Goiás; e Caulim do Rio Capim, no Pará. A Sessão aconteceu na sede do SGB-CPRM, às 10h, e presença do Diretor de Geologia e Mineração do SGB Marcio Remédio, o diretor da Agência Nacional de Mineração Tasso Mendonça Júnior e os representantes da Secretaria do Programa de Parceria de Investimentos (SPPI) Hugo Manoel Marcato Affonso, Marina Marques Dalla Costa.
Na ocasião, a empresa Axxia Mineração S.A arrematou a área do projeto Cobre de Bom Jardim de Goiás pelo valor de R$ 2 milhões mais um bônus por produção, a ser pago sobre a receita bruta, quando a empresa estiver em operação de 1%. Além disso, a empresa se compromete a investir, no mínimo, mais dois milhões de reais em pesquisa geológica na área ao longo dos próximos 3 anos. Segundo representantes da Axxia, o leilão é um avanço para o setor mineral na região e reafirma o interesse da empresa em desenvolver o projeto, investindo em pesquisa mineral ao longo dos próximos anos.
Saiba mais sobre Cobre de Bom Jardim
O projeto corresponde a um ativo minerário de 1.000 hectares que apresenta estudos detalhados da mineralização e recursos minerais calculados em 4,5 milhões de toneladas de minério. A pesquisa geológica deste projeto foi realizada pelo SGB nas décadas de 1980/1990 e desde então as áreas não tiveram mais investimentos significativos. O leilão foi destinado à Cessão de Direitos Minerários para celebração de contrato de promessa de cessão e, posteriormente, a cessão definitiva dos direitos minerários, caso o avanço das pesquisas geológicas.
*Com informações do Serviço Geológico do Brasil- SGB/CPRM.