Notícias
Resíduos Sólidos
Primeira concessão comum de manejo de Resíduos Sólidos Urbanos de consórcio público no Brasil – Convale/MG – atrai interesse do setor privado
A operação prevê valores de investimento e de operação e manutenção de aproximadamente R$ 981 milhões
Publicado em
12/01/2021 19h00
Atualizado em
14/06/2022 11h57
O edital de licitação da primeira concessão comum de manejo de resíduos sólidos urbanos do país, publicado em 11/12 pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande – Convale/MG, vem demonstrando interesse do setor privado. O consórcio já recebeu solicitações de informações, inclusive com agendamento de visita técnica de três grupos empresariais, o que demonstra o interesse do setor privado em participar do certame licitatório.
O projeto contempla o manejo dos resíduos sólidos de oito municípios do Convale-MG (Uberaba, Sacramento, Conceição das Alagoas, Delta, Campo Florido, Água Comprida, Veríssimo e Planura). É um dos cinco projetos pilotos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento e à Estruturação de Projetos de Concessão e PPPs - FEP no setor.
A delegação dos serviços está sendo promovida por meio de consórcio público intermunicipal, o que irá permitir atender aos pequenos municípios com o mesmo padrão de qualidade dos grandes e médios, favorecendo o ganho de escala e resultando em tarifas módicas a todos os cidadãos atendidos pelo projeto.
A operação prevê valores de investimento e de operação e manutenção de aproximadamente R$ 981 milhões. O edital, seus anexos e demais estudos que embasaram o certame licitatório podem ser encontrados neste link.
A data prevista para entrega dos envelopes das propostas econômico-financeiras é 9/3/2021, na sede da B3, em São Paulo. A Sessão Pública de abertura das propostas está marcada para o dia 22/3/2021, também na B3.