Notícias
PPI se reúne com representantes do Tesouro Norte-americano
O Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcante, acompanhado por sua equipe técnica, recebeu na tarde desta terça-feira (18/1), o representante do United States Treasury Office of Technical Assistance – OTA (escritório de Assistência Técnica do Tesouro dos Estados Unidos), Walter Kulakowski, e a Assessora de Finanças Públicas e Financiamento de Infraestrutura do OTA, Larissa Araujo.
O encontro bilateral teve o objetivo de discutir eventual parceria entre as partes e assistência na estruturação de projetos de infraestrutura. O Tesouro Americano, por meio da OTA, disponibiliza, para países em desenvolvimento, profissionais especializados em financiamento de empreendimentos, visando compartilhar conhecimento e fomentar os a concretização de mais projetos.
No Brasil, o então Ministério da Infraestrutura (MInfra) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já estabeleceram memorandos de entendimento com o OTA no intuito de melhorar o desenho de projetos nas concessões de infraestrutura pública. Com o MInfra, o organismo contribuiu para aumentar o investimento privado nas concessões realizadas no período. Já o trabalho realizado no âmbito do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), buscou fontes de financiamento para estudos de viabilidade técnica de projetos de saneamento.
Em sua fala, o Secretário Especial Marcus Cavalcanti afirmou que o governo brasileiro tem interesse em aprimorar a parceria entre as instituições. “O PPI, agora na Casa Civil, tem o papel de facilitar, induzir e fiscalizar para que as ações sejam realizadas de forma eficiente. Nosso objetivo é facilitar a interlocução entre os órgãos para permitir que os investimentos sejam realizados”, afirmou Cavalcanti. Há também, a intenção em se incentivar o aumento de investimentos estrangeiros no portfólio de projetos do Programa.
Os próximos passos serão a criação de um grupo de trabalho para dar prosseguimento às tratativas entre os órgãos envolvidos e propor soluções para a nova gestão.