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PPI recebe senadora Soraya Thronicke para tratar do projeto da Nova Ferroeste
A Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, recebeu nesta quinta-feira (24/6) a Senadora Soraya Thronicke, acompanhada do Assessor Diego Veloso; do Prefeito de Dourados/MS, Alan Guedes; do Secretário de Obras de Dourados/MS, Luís Casarin; e das Vereadoras de Dourados, Daniela Hall e Liandra Brambilla. Também participaram do encontro a Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental do PPI, Rose Hofmann, o Secretário de Parcerias em Transportes, Thiago Caldeira, e o Assessor Gustavo Gomes.
A reunião teve como objetivo tratar do projeto da Nova Ferroeste. O Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.285 km, foi qualificado no PPI por meio do Decreto nº 10.487/2020 e abrange a construção de novos trechos e a criação de um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e oeste do Paraná (PR) ao porto de Paranaguá (PR). A previsão é levar o projeto a leilão no primeiro semestre de 2022.
Essa é uma das iniciativas com o objetivo de ampliar a malha ferroviária nacional, de modo a atender ao transporte de cargas voltado à exportação e promover maior participação desse modal na matriz de transportes, o que favorece a competitividade do país e a segurança do transporte de mercadorias.
Durante a reunião foram discutidos o cronograma do projeto, os detalhes do traçado da ferrovia e os impactos positivos da implantação do projeto para o Mato Grosso do Sul e para o município de Dourados/MS.
“A nova ferrovia terá um impacto muito positivo para o setor produtivo do centro-sul do país. Em parceria com a Prefeitura de Dourados, nós estamos lutando para que o município receba um terminal, que levará mais investimentos e desenvolvimento para a região”, disse a Senadora Soraya Thronicke.
A equipe técnica do PPI destacou que os estudos da Nova Ferroeste consideram a extensão da ferrovia até o munícipio de Maracaju/MS - o principal objetivo dessa extensão é viabilizar a interconexão com outra ferrovia existente no estado do Mato Grosso do Sul, a Malha Oeste e, com isso, maximizar o volume de cargas movimentadas pelo modal ferroviário e reduzir o custo logístico em todo o estado.
Esclareceu-se, ainda, que a localização dos terminais de carga será uma escolha a ser realizada após o processo de licitação, pelo novo concessionário privado. O objetivo é dar mais liberdade e flexibilidade para a iniciativa privada na execução dos investimentos.
“A condução do processo de licenciamento ambiental da Nova Ferroeste tem sido exemplar, pois se percebe uma vontade genuína do desenvolvedor em conciliar a infraestrutura com a sustentabilidade. O engajamento dos municípios interceptados no debate, nesse contexto, também agrega muito valor à tomada de decisão”, pontuou a Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental do PPI, Rose Hofmann.