No dia 19 de janeiro, a Secretaria Especial do PPI e a Embaixada da Rússia no Brasil realizaram webinar para divulgar os projetos qualificados no programa na área de mineração para empresários e potenciais investidores russos.
Na abertura do evento, a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, destacou as principais demandas de investimento em infraestrutura no país e as mudanças que vêm sendo empreendidas no ambiente de negócios brasileiro. “Aprovamos alguns marcos legais importantes recentemente que vão destravar investimentos na área logística, como as novas leis de cabotagem e de ferrovias, que trazem inovações importantes”, afirmou. A Secretária também apresentou alguns resultados e perspectivas do PPI para 2022 e reiterou a disposição de dialogar com o setor privado.
Representando a Embaixada da Rússia, o Ministro-Conselheiro Andrey Petrov agradeceu a participação dos empresários e representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e da SEPPI e saudou o trabalho que vem sendo realizado pelo governo brasileiro para promover a realização de investimentos privados no país.
O Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Dias Mesquita, falou sobre as perspectivas do setor minerário no Brasil e destacou as potencialidades do país no setor. “O Brasil tem grande potencial e um forte tradição na exploração mineral, o que nos traz vantagens competitivas no setor e oportunidades de investimento únicas”, salientou.
Como investir no setor de mineração no Brasil?
O Secretário de Parcerias em Energia, Petróleo & Gás e Mineração do PPI, Frederico Munia Machado, explicou como são realizados os investimentos no setor minerário no Brasil e apresentou os projetos qualificados no PPI, tanto aqueles relativos à cessão de direitos minerários de ativos do CPRM, quanto aqueles envolvendo a concessão de áreas disponíveis da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Frederico Munia também esclareceu aspectos do decreto 10.657/2021, que instituiu e qualificou no PPI a Política de Apoio ao Licenciamento Ambiental de Projetos de Investimentos para a Produção de Minerais Estratégicos - Pró-Minerais Estratégicos.
Para acessar a apresentação da SEPPI, clique aqui.
Na sequência, o assessor do CPRM Leandro Bertossi fez uma apresentação detalhada dos ativos de titularidade da empresa, como os projetos minerários de caulim no Rio Capim, Gipsita do Rio Cupari e Calcário de Aveiro, todos três no estado do Pará; de cobre em Bom Jardim, Goiás; de carvão em Candiota, no Rio Grande do Sul; e de diamantes em Santo Inácio, na Bahia.
O evento foi mediado pelo adido comercial da Embaixada da Rússia, Victor Sheremetker, e contou com a audiência de representantes das empresas VSMPO-AVISMA Corporation, ROSATOM, Krastsvetmet, RUSAL, Ural Chamber of Commerce and Industry, Ural Mining Holding, Severstal, uGC – the gold mining company, Russian Copper Company (RCC), Zarubezhgeologia, Zyfra e Russian Union of Industrialists and Entrepreneurs.
A Rússia é um dos principais players internacionais no setor de mineração. Segundo dados da CAMEX/2019, os investimentos russos no Brasil estão concentrados no setor (28%).