Notícias
Infraestrutura
PPI e BNDES apresentam projetos de infraestrutura para potenciais investidores japoneses
Na quinta-feira (10/3), a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, e o Head of Investor Relations do BNDES, Gabriel Ervilha, participaram de webinar organizado pela Embaixada do Brasil no Japão/Ministério das Relações Exteriores em parceria com o Japan Institute for Overseas Investments (JOI). O objetivo foi apresentar as oportunidades de investimento dos projetos de infraestrutura prioritários para o Brasil e as formas de apoio ao investidor estrangeiro interessado em atuar no país.
Na abertura do evento, o Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil no Japão, Francisco Cannabrava, falou brevemente sobre o histórico das relações bilaterais Brasil-Japão. Destacou que há uma parceria estratégica global entre os dois países, que deve ser especialmente reforçada no momento atual de grandes desafios no cenário internacional. “Brasil e Japão compartilham princípios comuns, como a valorização da eficiência, a busca pela segurança jurídica e a transparência. Precisamos aproveitar nossas semelhanças e também explorar nossas complementariedades”, afirmou.
Na sequência, foi exibida mensagem do Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, em que enalteceu a iniciativa, ressaltando política de portas abertas a ser empreendida entre os dois países.
Oportunidades de investimento
Ao apresentar a carteira de projetos prioritários de infraestrutura no Brasil, a Secretária Martha Seillier destacou a relevância dos empreendimentos em pauta, a diversidade de áreas e oportunidades para se investir no Brasil. Também ressaltou a importância dos princípios ASG aplicados no desenvolvimento de cada uma das concessões.
Ao contextualizar os projetos ofertados no cenário internacional instável, a Secretária afirmou que o país tem sofrido os impactos pelos altos valores do petróleo, e tal fato acelera a discussão da agenda de energia renovável. Nessa direção, ela pontuou que “O Brasil larga na frente na agenda de energia renovável, uma vez que possui uma matriz energética muito limpa, com base em hidreletricidade, projetos de energia eólica e fotovoltaica. E todas essas matrizes são naturalmente favorecidas por nossa geografia”.
Em consonância com a apresentação do PPI, o representante do BNDES, Gabriel Ervilha, destacou que o BNDES é há muito reconhecido como um dos maiores financiadores de energia renovável do mundo. Ainda, em sua apresentação, o Head of Investor Relations explanou a respeito do relacionamento entre investidor e Banco. Mencionou que, desde o momento inicial da estruturação dos projetos, empreendedores e interessados podem participar abertamente das discussões, em especial nas audiências públicas e roadshows promovidos. Frisou, ademais, a flexibilidade, dentro dos padrões aceitáveis, para atrair investidores a projetos bem estruturados.