Notícias
EVENTOS
PPI apresenta oportunidades de investimento no Brasil em encontro na Embaixada do Japão
Na terça-feira (26/4), a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, participou de almoço na residência oficial do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, com a presença do representante-chefe do Escritório da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Masayuki Eguchi, e do representante-chefe do Escritório do Banco Internacional de Cooperação Japonês (JBIC) no Rio de Janeiro, Noriyuki Ishikawa. O objetivo foi avaliar formas de ampliar os investimentos japoneses no Brasil.
Também participaram do encontro o Secretário de Apoio e Fomento às Parcerias de Entes Federativos do PPI e o Subsecretário de Investimentos da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior, Márcio Luiz de Freitas Naves de Lima.
Durante o almoço, a Secretária Especial do PPI falou sobre a forma como o PPI está estruturado e sobre alguns dos principais projetos da carteira, como a capitalização da Eletrobras e as rodadas de concessão aeroportuária. Os representantes do JBIC (que no Japão tem papel análogo ao do BNDES no Brasil) e da JICA explicaram de que forma podem contribuir para ampliar a presença de empresas e fundos de investimento japoneses no Brasil.
O Japão é o 6º maior investidor no Brasil. O país possui alguns dos maiores fundos globais de investimento, como o Government Pension Investment Fund (GPIF), maior fundo de pensão do mundo, Japan Investment Corporation (JIC) e Sumitomo Mitsui Trust Asset Management (SMTAM), maior gestora de ativos financeiros do Japão, que são oportunidade para o Brasil atrair novos aportes.