Notícias
Infraestrutura Hídrica
Realizado o leilão do projeto de irrigação Baixio de Irecê
O Governo Federal promoveu, nesta quarta-feira (1/06), o leilão para a concessão de sete etapas do Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê, localizado na região do Médio São Francisco, no município de Xique-Xique (BA). Primeiro de um perímetro público irrigado a ser realizado no Brasil, o certame foi vencido pela BRLT 2020 Fundos de Investimento em Participações Multiestratégia e Investimento no Exterior. A outorga fixa apresentada foi de R$ 83,1 milhões, valor 0,57% superior ao estipulado no edital.
A concessão foi estruturada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU/MDR) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME).
O investimento a ser feito pela empresa vencedora é de R$ 1,1 bilhão, pelo prazo de 35 anos e vai beneficiar mais de 250 mil pessoas. A expectativa é de que sejam gerados aproximadamente 180 mil postos de trabalho na região.
A concessionária ficará responsável pela implantação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação e deverá cumprir uma série de obrigações para administrar a área. São elas: ocupar as terras com destinação à produção agrícola, concluir obras de implantação de infraestrutura de irrigação de uso comum, além de atuar na operação e manutenção durante a vigência do contrato.
A região do Baixio de Irecê tem grande disponibilidade hídrica para irrigação, solos mecanizáveis e com forte tradição agrícola. A cidade de Xique-Xique sedia universidades e centros de comercialização e possui estradas para escoamento de sua produção.