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Governo assina o contrato de concessão da FIOL I, que garante R$ 3,3 bilhões em investimentos
O Governo Federal assinou nesta sexta-feira (3), em Tanhaçu (BA), o contrato com a Bamin (Bahia Mineração S/A), pela concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), referente ao trecho entre Ilhéus e Caetité, por um período de 35 anos.
Qualificado no PPI durante a 1ª Reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), por meio da Resolução nº 2, de 13/09/2016, convertida no Decreto nº 8.916, de 25/11/2016, o projeto é emblemático pois foi incluído na carteira do Programa juntamente com a Ferrovia Norte-Sul, concedida em abril de 2019, e com a Ferrovia Ferrogrão.
A assinatura do contrato da Fiol I, que foi leiloada em abril, durante a Infra Week, permite a continuidade das obras durante os próximos meses, impulsionando a economia local, além de reduzir o custo do frete do transporte de minério com a entrada da ferrovia em operação.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, a Fiol 1 receberá investimentos privados de R$ 3,3 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,6 bilhão será usado para o término do segmento de 537 quilômetros, hoje com 75% das obras concluídas.
O Governo Federal avança nos trechos 2 e 3 da ferrovia. Quando estiver pronta, a Fiol será um corredor de escoamento com 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o futuro porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis, em Tocantins, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.
Os trechos II e III da Fiol, também qualificados no PPI, estão, nesse momento, em estudos pelo Governo Federal para possibilitar parcerias com o setor privado.