Notícias
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Consórcio Luz de Caruaru vence leilão com deságio recorde em leilões de iluminação pública (66,21%)
Graças a mais um Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) realizado com apoio do Governo Federal, a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ficará mais iluminada nos próximos anos: na quinta-feira, 17/2, foi realizado o leilão para concessão dos serviços de iluminação pública no município. O vencedor foi o Consórcio Luz de Caruaru, com oferta de R$ 388 mil - o que representou deságio recorde de 66,21% em relação ao valor proposto no edital.
O projeto foi conduzido pela Prefeitura de Caruaru (PE), estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contou com o apoio da Secretaria Especial do PPI (SEPPI) do Ministério da Economia e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Desenvolvimento
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, destacou o impacto da iniciativa no desenvolvimento do município. “Vamos promover modernização, inteligência, eficiência e tecnologias para nosso parque de iluminação, tanto para a zona urbana, quanto para a zona rural de Caruaru. Conseguiremos reduzir custos, gerar economia significativa para os cofres públicos e impactar positivamente em diversas áreas, como a segurança pública, melhorando a qualidade de vida da população”, comemorou.
“O BNDES tem se destacado no mundo como estruturador de projetos de concessões, privatizações e PPPs, e colocamos essa expertise à disposição dos municípios. Estamos muito felizes com mais essa realização, Caruaru já tem o a maior Festa de São João do mundo, agora terá também a mais iluminada”, afirmou o diretor de concessões e privatizações do BNDES, Fábio Abrahão.
O Diretor Manoel Renato Machado, da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos do PPI, enfatizou as realizações já alcançadas na área de iluminação pública com apoio Governo Federal, por meio não apenas do BNDES, como também do fundo FEP-CAIXA. “A carteira de iluminação pública é relativamente recente, mas já temos 40 projetos, entre leiloados e em estruturação. O projeto da Prefeitura de Caruaru é o 13° que é levado a leilão. Em conjunto, essas iniciativas vão proporcionar a modernização de 1,6 milhão de pontos de luz em todo o país”, afirmou.
Deságio recorde
Formado pelas empresas Enel, Mobit e Selt Engenharia, o Consórcio Luz de Caruaru realizou proposta que representou deságio de 66,21%, feito inédito nos leilões de iluminação pública realizados na B3. O recorde anterior era de 64,16%, deságio alcançado no leilão da cidade de Santa Luzia (MG), em julho do ano passado.
A nova concessionária será responsável pela modernização, expansão e manutenção da rede municipal de iluminação pública de Caruaru ao longo de 20 anos, com implantação de lâmpadas LED em 100% dos 34,4 mil pontos de iluminação. Os investimentos previstos chegam a cerca de R$ 270 milhões no período.
Os próximos editais a serem publicados na área de iluminação pública contemplam os municípios de Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santo, Toledo, no Paraná e Camaçari, na Bahia.