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Assinado contrato de arrendamento do terminal PAR12
R$ 5 bilhões são esperados com a concessão do canal de acesso aquaviário do complexo, que está em fase inicial de estudos do projeto e teve sua qualificação no PPI recentemente recomendada
Publicado em
19/05/2021 22h00
Atualizado em
07/06/2022 17h11
O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou, nesta terça-feira (18/5), o contrato de arrendamento e autorização de exploração pela iniciativa privada do terminal portuário PAR12, no Porto de Paranaguá. O terminal faz parte da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e foi leiloado em 18 de dezembro. O evento de assinatura contou com a presença da Secretária Especial do PPI, Martha Seillier; do Secretário de Parcerias em Transportes do PPI, Thiago Caldeira; do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni; do Governador do Paraná, Ratinho Junior; e do presidente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Fernando Garcia.
Até o fim de 2022, outros cinco projetos de arrendamentos devem assegurar mais de R$ 1 bilhão em melhorias e capacitação no porto paranaense. Além disso, outros R$ 5 bilhões são esperados com a concessão do canal de acesso aquaviário do complexo, que está em fase inicial de estudos do projeto e teve sua qualificação no PPI recentemente recomendada.
“O Porto de Paranaguá tem sempre se destacado, com a segunda maior movimentação do Brasil, excelentes resultados”, destacou o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Mais uma vez apresenta uma ousadia por ser o primeiro porto a ter uma concessão de manutenção de canal. Algo inédito e nada melhor do que fazer isso em Paranaguá”, completou.
No PAR12, que passa a ser administrado pela empresa Ascensus Gestão e Participações, são esperados R$ 22,2 milhões para a movimentação e armazenagem de autoveículos (veículos, comerciais leves, caminhões, tratores e ônibus). São mais de 74 mil m² de área e capacidade estática para quatro mil veículos – e armazenagem anual de 120 mil veículos – para atender as montadoras instaladas no país.
“É impressionante a velocidade e o volume de projetos no setor portuário do Brasil para atração de investimentos privados. Estamos vivendo um período de crescimento de movimentação dos portos por todo o país e acelerando os projetos para que os investimentos acompanhem o nosso crescimento”, afirmou a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier.
“Esse evento marca algo extremamente simbólico para o Ministério da Infraestrutura, à medida em que caminhamos para uma reassunção de autonomia local de gestão pelos portos do Brasil”, disse o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.
O próximo arrendamento previsto para o porto é o do terminal PAR32, já em análise no TCU, destinado à movimentação de carga geral, com um aporte de pelo menos R$ 3 milhões. Outra área, a PAR50, voltada a granéis líquidos (combustível), pode render investimentos de quase R$ 340 milhões. O PAR15, utilizado para movimentação e armazenagem de granéis vegetais, outros R$ 590 milhões. Juntos, os três terminais têm a capacidade de gerar mais de 14 mil vagas de emprego ao longo dos contratos. Além disso, ainda estão em fase de estudos os arrendamentos dos terminais PAR09 e PAR14, também de granéis vegetais.