Notícias
TECNOLOGIA
15 empresas apresentam propostas para o leilão de 5G
Publicado em
28/10/2021 12h00
Atualizado em
07/02/2022 10h16
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quarta-feira (27/10), a lista dos 15 participantes que se credenciaram para entregar propostas para o edital de 5G. Ainda não estão públicas para quais faixas cada player está interessado, nem se as empresas estarão devidamente habilitadas a participar, ou seja, se terão todos os documentos de regularidade e garantias conforme exigências do edital. As análises de regularidade serão feitas até o dia 4 de novembro, data de abertura das propostas.
As propostas foram apresentadas por operadoras de grande e médio porte, além de provedores regionais organizados em consórcio, e fundos de investimento que investem em telecomunicações:
1. Algar Telecom SA.
2. Brasil Digital Telecomunicações LTDA.
3. Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A
4. Claro SA
5. Cloud2U indústria e comércio de equipamentos eletrônicos LTDA.
6. Consórcio 5G Sul
7. Fly Link LTDA.
8. Mega Net provedor de internet e comércio de informática LTDA.
9. Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA.
10. NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.
11. Sercomtel Telecomunicações SA
12. Telefônica Brasil SA
13. TIM SA
14. VDF Tecnologia da Informação LTDA.
15. Winity II telecom LTDA.
A tecnologia 5G tem potencial para revolucionar a indústria de telecomunicações, chegando a regiões brasileiras que atualmente não têm acesso à internet. Estima-se que, atualmente, 20% dos domicílios brasileiros estejam sem oferta adequada ou desprovidos de serviços. Com o edital do 5G, a conectividade será expandida para todas as localidades acima de 600 habitantes, reduzindo a falta de conexão de milhões de brasileiros.