10 de setembro de 2021
-
O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, apresenta ao Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 os resultados da transformação digital do Brasil realizados pelo gov.br. Foram 3,7 mil serviços públicos transformados em digitais, chegando a 112 milhões de brasileiros com soluções como a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito, além do Auxílio Emergencial. O Ministério da Economia faz parte desse Comitê, que é coordenado pela Casa Civil. Além de facilitar o acesso dos brasileiros aos serviços federais, a digitalização ajuda as pessoas a reduzir a necessidade de contato social, ou seja, minimiza o risco de exposição ao novo coronavírus.
-
A Receita Federal em São Paulo conclui a destinação de cerca de 3,6 milhões de máscaras de proteção facial para diversos órgãos e entidades. As máscaras foram abandonadas ou apreendidas no Porto de Santos. As máscaras são oriundas da China, para uso não hospitalar, modelos KN95 e descartáveis. Após o processo de perdimento das mercadorias, foram destinadas a órgãos da Administração Pública, conforme regras do Regulamento Aduaneiro (Decreto nº 6.759/2009). A distribuição do material envolveu principalmente órgãos públicos localizados no estado de São Paulo, bem como prefeituras da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Os procedimentos de desembaraço de mercadorias e matérias-primas importadas destinadas ao combate à pandemia da Covid-19 são priorizados pela Receita Federal.
-
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza webinar (seminário virtual) sobre o tema “Enfrentamento da Covid-19: Estado, Ciência e Informação em Políticas Públicas”. O seminário reuniu três estudos sobre assunto: “O Uso de Evidências no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 no Brasil: Ciência e Pseudociência nas Políticas dos Governos Estaduais”, ainda não publicado pelo Ipea, além dos trabalhos “Transparência e Dados Abertos Sobre Covid-19 nas Capitais Brasileiras: Características e Diagnóstico” e “Mobilização da Academia em Instâncias Colegiadas Durante Crise da Covid-19: Mapeamento das Experiências nos Estados Brasileiros”, já lançados pelo Instituto. Os três temas debatidos no evento foram objeto da publicação do “Policy Brief – Em Questão – Evidências para Políticas Públicas”, que traz um resumo da cada um dos assuntos, destacando as principais informações e evidências. O Ipea é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia.