8 de outubro de 2021
Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) revela que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) já possibilitou contratações no valor de R$ 25 bilhões, beneficiando mais de 320 mil empresas – superando a expectativa inicial de 250 mil empresas atendidas e representando uma eficiência de 327% maior na utilização dos recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO); Publicação Observatório Covid-19, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), traz informações sobre tecnologias que possam ser úteis para ações globais e locais no combate à pandemia do novo coronavírus, como a patente para a empresa brasileira Opto Eletrônica S.A. pela invenção de dispositivo portátil acoplável à máscara respiratória ou capacete de proteção facial para esterilização de ar para respiração em ambientes passiveis de contaminação por germes e vírus
Publicado em
19/10/2021 11h01
Atualizado em
01/11/2022 12h47
- Balanço divulgado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) revela que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) já possibilitou contratações no valor de R$ 25 bilhões, beneficiando mais de 320 mil empresas. O resultado foi maior que a expectativa inicial de 250 mil empresas atendidas e representa uma eficiência 327% maior na utilização dos recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO). Lançado em 2020 como instrumento de desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios no enfrentamento da crise causada pela pandemia da Covid-19, o Pronampe ganhou caráter permanente em 2021.
- O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulga nova edição do Observatório Covid-19, referente ao período de 2 a 8 de outubro. A publicação agrega informações sobre tecnologias que possam ser úteis para ações globais e locais no combate à pandemia do novo coronavírus. Na edição, por exemplo, é citada a expedição de carta patente para a empresa brasileira Opto Eletrônica S.A., que inventou um dispositivo portátil acoplável à máscara respiratória ou capacete de proteção facial para esterilização de ar para respiração em ambientes passiveis de contaminação por germes e vírus. O portal OBTEC Covid-19 do INPI garante acesso dos cidadãos a informações referentes ao monitoramento tecnológico de patentes e pedidos de patentes relacionados ao novo coronavírus e ao histórico de notícias e artigos científicos e financiamentos relacionados à Covid-19, entre outras informações. O INPI é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia.