30 de novembro de 2021
-
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulga a nota informativa “Retomada do emprego formal e informal com a melhora da atividade”. O trabalho aponta que a vacinação em massa e o aumento da mobilidade estão proporcionando a retomada da atividade econômica e a recuperação do mercado de trabalho. A SPE diz que essa dinâmica se reflete no recuo da taxa de desocupação, principalmente no setor de serviços. O trabalho cita a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad/IBGE) do trimestre de julho a setembro de 2021, que revelou redução do desemprego para 12,6% da força de trabalho, ou seja, recuo de 1,6 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior, quando estava em 14,2%. Também houve queda na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, período em que a taxa de desemprego chegou a 14,9% devido à pandemia da Covid-19. Já o contingente de desocupados diminuiu 9,3% em relação ao trimestre anterior de 2021.
-
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia publicou a Portaria Secex nº 156/2021, que simplifica procedimentos para importações de linhas de produção usadas. A medida reduzirá tempo e custos para empresas, ajudando a acelerar o processo de recuperação da economia após os impactos da pandemia da Covid-19. A Secex informa que entre 2016 e 2020 foram importadas 136 linhas de produção, no valor de US$ 92,8 milhões, que geraram 4.721 empregos no país.
-
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprova minuta de resolução elaborada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), por meio da Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae), relativa ao percentual de adição obrigatório de biodiesel ao óleo diesel. A proposta serviu como fundamento para evitar o aumento de preço do óleo diesel automotivo ao consumidor final, auxiliando no processo de recuperação econômica após os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus.
-
O ministro da Economia, Paulo Guedes, destaca o papel exemplar da construção civil no enfrentamento à pandemia. “Foi um setor exemplar. Manteve ritmo de atividade impressionante, compartilhou as práticas de segurança no trabalho, criou emprego e renda. E continua crescendo”, declarou, ao participar do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília. O evento foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
-
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Um dos destaques é o recuo da taxa de desocupação para 12,6% no terceiro trimestre de 2021 – redução de 1,6 ponto percentual frente ao segundo trimestre. Com isso, o número de pessoas em busca de emprego no país caiu para 13,5 milhões (-9,3%). Já os ocupados chegaram a 93 milhões, com crescimento de 4%. O nível da ocupação – percentual de pessoas em idade de trabalhar que estão no mercado de trabalho – chegou a 54,1%, ante 52,1% no trimestre anterior. Os números comprovam a retomada do nível de atividade, após os impactos da pandemia do novo coronavírus. O IBGE é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia.