Confira os destaques do Ministério da Economia nesta semana (20/05/2022)
Mais de 1 milhão de estudantes serão beneficiados com a renegociação de dívidas do Fies aprovada na Câmara. A Medida Provisória, que segue, agora, para apreciação no Senado Federal, é um alívio para os estudantes que ficaram inadimplentes nos últimos anos.
Durante participação no Congresso "Mercado Global de Carbono: Descarbonização e Investimentos Verdes”, no Rio de Janeiro, o ministro Paulo Guedes plantou uma muda de “Cumará-de-Cheiro” e falou que o Brasil está sendo visto lá fora como uma potência verde, energética e alimentar.
A recuperação da atividade econômica no Brasil está se consolidando, com equilíbrio fiscal. Um dos dados positivos é o das despesas totais do Governo Central, que devem fechar 2022 em 18,2% do PIB – abaixo do índice de 2018. É a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que se termina quatro anos de um governo com despesas abaixo do que foi recebido no início do mandato.
Balança comercial brasileira fechou a segunda semana de maio com superávit de mais de US$ 22 bilhões. Corrente de comércio (soma das importações e exportações) passa dos US$ 200 bilhões, ilustrando o dinamismo da economia brasileira e sua inserção internacional.
Aguardada há 12 anos, a regulação do Mercado de Crédito de Carbono é criada por meio de Decreto. Com elementos inovadores, a medida reforça a vocação de “economia verde” do Brasil. Diferentes agentes econômicos poderão compensar emissões de gases poluentes com remuneração à preservação ambiental. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Economia.
- Baixar arquivo em formato MP3 (4.5 MB)