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GOVERNO DIGITAL
Balcão GOV.BR facilita acesso aos serviços digitais do governo
Com um único login e senha, cidadãos podem ter acesso a mais de quatro mil serviços digitais por meio da plataforma GOV.BR. Em Minas Gerais, uma iniciativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG), vem facilitando o acesso da população à plataforma. Trata-se do Balcão GOV.BR, que oferece suporte presencial aos usuários do GOV.BR em 20 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado.
O Balcão foi criado para simplificar o atendimento e auxiliar presencialmente qualquer pessoa que precise de ajuda para fazer uma conta ou recuperar seu acesso ao GOV.BR. Minas Gerais é o primeiro estado do país a ofertar o serviço. Desde que entrou em funcionamento, em outubro de 2021, mais de sete mil mineiros buscaram o atendimento presencial no Balcão.
“O GOV.BR está transformando a vida das pessoas, colocando os serviços públicos na palma da mão dos brasileiros, 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz. “Essa parceria com os estados no projeto do Balcão, facilitada pela atuação coordenada e colaborativa da Rede GOV.BR, é fundamental para levar a transformação digital do governo aos quatro cantos do país”, afirma.
Mais facilidade
O projeto Balcão GOV.BR nas UAIs de Minas Gerais foi implementado com o objetivo de auxiliar a população mineira na sua relação digital com o governo, já que serviços digitais do estado estão integrados à plataforma.
“Quando um cidadão procura uma UAI alegando que não está conseguindo utilizar o GOV.BR, um atendente faz a identificação do cidadão, a partir da apresentação de um documento de identidade, e gera para ele uma senha de acesso”, explica o coordenador-geral de Plataformas de Identidade Digital da SGD/ME, Hudson Vinicius Mesquita. “O Balcão traz mais facilidade principalmente para aqueles que possam ter alguma dificuldade em lidar com as novas tecnologias”, complementa.
A expectativa do superintendente da Central de Canais de Atendimento da Seplag-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, é de que, no início de 2023, todas as 34 UAIs de Minas Gerais possam prestar esse apoio. "A principal vantagem de ter os serviços vinculados ao GOV.BR é simplificar o relacionamento com o governo, não importa com qual das instituições públicas. Com a plataforma, o cidadão não precisa realizar diversos cadastros para acessar os serviços que precisa, está tudo concentrando em um mesmo lugar, na mesma conta", ressalta.