Notícias
Parcerias de Investimentos
Leilão de concessão do projeto de irrigação do Baixio de Irecê é remarcado para 1° de junho
O governo federal publicou, nesta quinta-feira (10/03), aviso de alteração da data do leilão de concessão das etapas 3 a 9 do projeto de irrigação do Baixio de Irecê, na Bahia. O recebimento das propostas ocorrerá no dia 25 de maio e o leilão será realizado em 1º de junho, ambos na sede da B3, em São Paulo. Devido ao ineditismo e à complexidade do projeto, diversas empresas interessadas solicitaram prazo adicional para estudar os documentos e formular suas propostas. A alteração da data permitirá, portanto, uma maior concorrência no leilão da concessão.
Acesse o aviso de alteração e demais documentos de licitação
O projeto de irrigação do Baixio do Irecê é o primeiro de um portfólio de projetos de parcerias com o setor privado para ocupação agrícola irrigada, por meio de contratos de concessão em larga escala, a ser desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, Codevasf e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com apoio do Programa de Parcerias de Investimento (PPI).
Localizado na região do médio São Francisco, na Bahia, é o maior projeto de irrigação da América Latina, abrangendo 105 mil hectares, sendo ao menos 48 mil de área irrigável. Serão concedidas as etapas 3 a 9 do projeto e são esperados investimentos de R$ 1,5 bilhão na implantação da infraestrutura de irrigação e exploração agrícola da área.
O projeto está dividido em nove etapas. As etapas 1 e 2 somam 16 mil hectares irrigáveis e estão em fase de ocupação, com início de produção agrícola previsto para este ano. O governo federal investiu cerca de R$ 1 bilhão na aquisição e regularização fundiária da área do perímetro e na implantação de 42 quilômetros do canal principal, estação de bombeamento, adutoras, estação de pressurização e infraestrutura de suprimento energético, entre outros.