Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Alicerces construídos desde 2019 reforçaram a estrutura de apoio às mulheres, aponta Daniella Marques
Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, este 8 de março de 2022 é uma data especialmente importante. É também momento para reconhecer os frutos de uma longa caminhada do governo federal que, desde 2019, construiu os alicerces necessários que permitiram ampliar as ações federais focadas no reconhecimento, cuidado e valorização das mulheres brasileiras. Essa análise foi apresentada pela secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (ME), Daniella Marques, em cerimônia realizada nesta terça-feira (8/3) no Palácio do Planalto. Na ocasião, ela ressaltou que o fortalecimento do arcabouço federal de apoio ao público feminino nos últimos anos culminou em mais uma conquista: o lançamento do programa “ Brasil Pra Elas ”, coordenado pelo Ministério da Economia. A iniciativa já está “no ar”, apoiando mulheres que querem abrir e desenvolver seus próprios negócios.
“A gente quer compartilhamento, independência financeira, trazer essa pauta para o centro do poder. A gente pode e vai fazer a diferença para que cada família tenha mais condição, mais ferramentas e mais informação para construir o seu próprio equilíbrio. Apontamos para um futuro que desejamos para nós todas. E lançamos o nosso portal, na plataforma GOV.BR, o Brasil Pra Elas”, afirmou Daniella Marques.
O programa “Brasil Pra Elas” consta da nova Estratégia de Empreendedorismo Feminino, também lançada nesta terça-feira, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher. Todo o material do novo programa está abrigado na plataforma GOV.BR, agregando informações, por exemplo, sobre como planejar a abertura de um novo empreendimento, como ter acesso a crédito, os caminhos para formalização, as estratégias para melhorar a gestão e obter melhores resultados, a importância da digitalização e as redes de apoio disponíveis. O programa prevê, ainda, empréstimos de bancos federais em condições especiais.
Desafios
A secretária especial alertou, entretanto, que esses desafios não envolvem apenas o público feminino. “Essa jornada não é apenas de nós mulheres. Metade dela é nossa, depende de nossa atitude. A outra metade dessa jornada é dos homens. Todos os homens estão se conscientizando cada vez mais, evoluindo, tendo mais empatia, mais respeito. Nos apoiando no equilíbrio do que é uma mulher em sua múltipla jornada”, reconheceu. Ela ressaltou que há um grande desafio: o de reduzir os índices de violência contra a mulher. “Ainda estamos falando de um país em que, com tudo o que foi feito, uma em cada quatro mulheres sofre violência doméstica”, apontou.
Daniella Marques advertiu que o atual governo tem, dia a dia, avançado na construção de um Brasil melhor para toda a sociedade. “A sua equipe é fantástica, presidente. É gente trabalhando não só por elas, para elas e com elas, mas pelo Brasil, em todas as dimensões e por todos os brasileiros”, declarou a secretária especial, ao lembrar que, desde 2019, o governo trabalha pela redução da interferência do Estado e pelo aumento da liberdade econômica.
Entregas
“Foram muitas entregas em nosso governo. Fizemos a reforma da Previdência, o novo Marco do Saneamento. Temos R$ 1 trilhão de investimentos contratados em nosso pipeline de concessões nos próximos 10 anos. Esses investimentos trarão empregos, obras e oportunidades. Estamos trabalhando não só o presente, mas o futuro do nosso país. Fizemos a Lei de Liberdade Econômica, a MP do Ambiente de Negócios, o Marco Legal de Startups, a Lei do Reempreendedorismo, muitas medidas que facilitaram o dia a dia. Hoje há mais de 12 milhões de MEIS [Microempreendedores Individuais] e mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras em nosso país”, apontou a secretária especial. O atual momento, de superação da fase dos impactos mais fortes provocados pela crise da Covid-19, exige um cuidado especial com as mulheres, completou.
Brasil Pra Elas
O Brasil Pra Elas será operado de forma transversal, envolvendo o Ministério da Economia e outras pastas, bancos públicos e instituições parceiras como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil), além de representantes da sociedade civil.
A cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Mulher contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, de ministros e autoridades. Estiveram presentes as ministras da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e da Secretaria de Governo, Flávia Arruda. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também acompanhou o evento.
Confira a cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher: