Notícias
MODERNIZAÇÃO DA ECONOMIA
Ministério da Economia detalha plataforma Monitor de Investimentos
A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniela Marques, reforçou a importância da contratação de investimentos privados para sustentar o crescimento econômico do País. Durante coletiva de imprensa após o lançamento da plataforma Monitor de Investimentos, ela destacou o papel da iniciativa para promover melhorias no pipeline de projetos e investimentos do Brasil. Já são mais de R$ 800 bilhões contratados para os próximos 10 anos.
“Foram muitos marcos aprovados para dar previsibilidade jurídica e sustentabilidade a esses investimentos. O que a gente quer hoje é dar governabilidade e conciliar cada um desses bilhões de reais contratados”, disse a secretária. E completou: “Temos uma relevante escala de investimentos nos próximos três anos, que nos deixa otimistas quanto a geração de emprego e renda no Brasil”.
Durante a coletiva, o secretário adjunto de Desenvolvimento da Infraestrutura, Gabriel Fiuza, convidou os participantes para acessarem o Monitor de Investimentos, tanto na área macro como na setorial, que contêm informações relativas às projeções de investimento, inclusive comparando com tendências históricas. “Os dados mostram que as projeções já estão acima das tendências históricas, levando em conta os cenários de referência que já incorporam as reformas feitas até aqui e também o quanto precisamos fazer para chegar num cenário transformador”, afirmou o secretário.
Painéis
Criado com o objetivo disseminar informações sobre investimentos e sustentabilidade nos principais setores da economia brasileira, a plataforma digital conta com quatro painéis:
Painel Macro - Busca dar visibilidade às informações agregadas sobre os cenários vigente e futuro dos investimentos. Nele, os usuários irão encontrar, entre outras informações, indicadores de estoque de capital, de investimentos correntes e as projeções dos cenários transformadores, panoramas da economia e demografia brasileira. Inicialmente, apenas informações sobre o setor de infraestrutura estarão presentes neste painel, e posteriormente serão complementadas por outros setores econômicos.
Painel Setorial -Tem como objetivo dar visibilidade às séries históricas e projeções de investimentos desagregadas por setor. Neste painel, os usuários encontrarão indicadores para os setores de transporte e logística, energia, telecomunicações, saneamento e mobilidade urbana.
Painel Projetos - Apresenta uma relação das principais carteiras de projetos do Brasil, incluindo projetos estruturados pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), BNDES, Ministério da Infraestrutura e subnacionais, com números por setores, mapas de localização e investimentos estimados. O usuário poderá filtrar as informações por setor, patrocinador e fonte, tipo e categoria de investimento, fase e status, tipo de infraestrutura e status geral.
Painel Radar - Será um repositório das melhores práticas em planejamento e gestão de investimentos de interesse público. Por meio dele os usuários terão acesso a estudos, planos, manuais e diretrizes para aprimoramento do planejamento e regulação dos investimentos.
Além dos quatro painéis, o Monitor também conta com uma metodologia de avaliação de sustentabilidade em infraestrutura que foi colocada em consulta à sociedade. Essa metodologia avalia a sustentabilidade de um projeto nas dimensões social, ambiental, institucional e econômico-financeira. Além de promover maior transparência quanto a sustentabilidade dos projetos já em carteira, essa metodologia também tem como objetivo orientar a estruturação de novos projetos de maneira a torná-los ainda mais alinhados com a agenda ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), a ASG, Ambiental, Social e Governança.
Saiba mais: Acesse o Perguntas e Respostas com mais informações sobre o Monitor de Investimentos.
Assista a entrevista coletiva de lançamento da Plataforma Monitor de Investimentos