Notícias
COMPETITIVIDADE
Ministério da Economia intensifica diálogo com a indústria química de base
Por meio do diálogo com o setor produtivo, o governo federal desenvolveu medidas para reduzir o Custo Brasil, de acordo com Daniella Marques, chefe da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME). Ela participou do evento Diálogos com a Química, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) nesta quinta-feira (23/6) em Brasília. Para ela, “a indústria química de base é estratégica para o desenvolvimento do Brasil”.
A secretária afirmou ainda que foi com diálogo que o governo construiu frentes de governança com o setor químico, com insumos agroindustriais e fertilizantes, além de semicondutores, em trabalho coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República para desenvolver estratégias de médio e longo prazo para o país.
“É um trabalho contínuo. Se a indústria do futuro é verde e digital, o Brasil tem tudo para ser um grande ator. Não a sexta indústria química do mundo, mas talvez a quarta, terceira ou segunda na posição global. Contem conosco”, disse a secretária ao enfatizar que ainda há muito a ser feito. Segundo ela, cabe ao governo apoiar e não atrapalhar o setor produtivo, com a construção de políticas para promover uma retomada de crescimento sustentado.
O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, ressaltou o potencial da indústria química e a necessidade de fazer um trabalho de estado para atrair investimentos para os próximos anos. “Esta é apenas uma conversa inicial, vamos nos organizar em subgrupos para trabalhar com o Executivo e o Legislativo e trazer a iniciativa privada para que possamos construir uma estratégia de longo prazo para o futuro do país”, pontuou.
Para o almirante Flávio Rocha, secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o evento é apenas o início de uma jornada para enfrentar desafios de um país que se vê desenvolvido, mas que ainda precisa preencher lacunas para chegar a esse estágio. “Quero cumprimentar os empresários, esses que estão enfrentando os desafios diários, e dizer que o governo abriu a economia e deu oportunidade para que a iniciativa privada cresça em todos os setores, tudo isso em prol da sociedade brasileira”, afirmou.
O presidente da Frente Parlamentar da Química, o deputado Afonso Motta, também destacou a importância do diálogo do governo com a indústria brasileira. “Temos muito respeito pelos interesses maiores do nosso país e desejamos um bom trabalho na constituição de uma regulação que possa estimular uma atividade produtiva com tanto significado e contribuição para o Brasil", concluiu o deputado.