Notícias
RELAÇÕES BILATERAIS
Brasil e Alemanha debatem prioridades no âmbito do Projeto Global Infraestrutura da Qualidade
Com o objetivo de discutir prioridades temáticas para o plano de trabalho no âmbito do Projeto Global Infraestrutura da Qualidade, integrantes do Ministério da Economia brasileiro se reuniram com a delegação do Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) – parceiro estratégico do Brasil.
Temas de interesse conjuntos, como a digitalização e a implementação de novas tecnologias, com a ascensão do 5G, da Indústria 4.0 e da saúde digital, foram abordados nos dois dias de encontros, realizados neste mês de junho. Dentre os tópicos debatidos, destacam-se as questões de interoperabilidade, regulações e normalização, de forma a reduzir a fragmentação e facilitar a implementação de tecnologias, sobretudo com o avanço da tecnologia 5G no Brasil. Durante as conversas, o ME enfatizou que, para promover a inovação é fundamental incluir e considerar as perspectivas de micro e pequenas empresas, de forma a garantir maior difusão de tecnologias emergentes.
Tratando-se de saúde digital – tópico que ganhou força também com a necessidade de implementação de novas tecnologias no momento do combate e prevenção à Covid-19 –, existe também a necessidade da consolidação de um espaço que permita a inovação e garanta a segurança dos pacientes. De acordo com os participantes dos encontros, as parcerias internacionais, seja no compartilhamento de tecnologias ou de harmonização de padrões, em uma abordagem multisetorial, são importantes na consolidação d essas garantias.
Nas reuniões foi discutido ainda que uma infraestrutura de qualidade bem consolidada é essencial para o avanço de novas tecnologias e para garantir inovações no país. Sob essa ótica, a cooperação internacional permite que as melhores práticas internacionais sejam promovidas e compartilhadas, possibilitando que importantes inovações, avanços técnicos e experiências desenvolvidas tanto no Brasil quanto na Alemanha sirvam de base para o avanço econômico e social nos dois países.