Notícias
SERVIÇOS DIGITAIS
Início do 5G é celebrado nos 25 anos da Lei de Telecomunicações
O início da operação no Brasil do sistema 5G – tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga – foi celebrado durante evento de comemoração dos 25 anos da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), no Ministério das Comunicações, em Brasília. O ministro da Economia participou do evento, ao lado dos ministros das Comunicações e da Casa Civil e da presidente da Caixa Econômica Federal.
A oferta do novo serviço pelas operadoras vencedoras do Leilão do 5G no Brasil começou no último dia 6 de julho, no Distrito Federal. Conforme previsto no leilão, as empresas têm de oferecer o 5G standalone, também conhecido como 5G "puro", que utiliza uma infraestrutura totalmente nova e dedicada a essa tecnologia.
A expectativa é de que a rede 5G atinja velocidades a partir de 1 gigabit por segundo (Gbps), contra 13 Mbps a 80 Mbps do 4G. O celular deve ser compatível com a frequência de 3,45 GHz, que está disponível em aparelhos mais recentes.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o serviço estará disponível em 80% do território do Distrito Federal, com mais de 100 estações espalhadas pela região da capital federal e do entorno, que também receberam as antenas das operadoras de telefonia.
Depois de Brasília, a Anatel prevê a operação do 5G em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, ainda sem datas previstas.
Padrão tecnológico
O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis, com altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta).
A nova tecnologia deve massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola – entre outros.
Também deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade.